MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705

Palavras-chave:

Química orgânica. Habilidades metacognitivas. Aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo descrever o uso de mapas conceituais como ferramenta de análise da aprendizagem significativa de química orgânica e de questionários metacognitivos para evidenciar o desenvolvimento e/ou evolução de habilidades metacognitivas pelos alunos participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa que consistiu na aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por diferentes etapas que envolveram atividades experimentais investigativas e questões problemas aplicadas a 11 (onze) alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública estadual de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. Foram realizadas duas análises distintas: dos mapas conceituais desenvolvidos pelos alunos ao final da unidade e dos questionários metacognitivos aplicados em quatro momentos ao longo da UEPS. Os resultados obtidos apresentam indícios de aprendizagem significativa e de desenvolvimento de habilidades metacognitivas evidenciando as contribuições da UEPS para a aprendizagem e a capacidade dos instrumentos utilizados para estimular e avaliar esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Custódio da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Instituição em que trabalha/estuda - País; Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Ensino e Educação.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros.

Doutora em Química, Universidade Federal do Ceará (UFC); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Ensino e Educação.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000.

FÉLIX, M. E. O.; LIMA, B. T. S. As metodologias ativas na construção do conhecimento científico: utilização do método JigSaw (quebra-cabeças) e mapa conceitual para o ensino de funções oxigenadas. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 139-158, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11995/pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.

FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Tradução de Cláudia Dornelles. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1999.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, [s. l.], v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7817/fe40a0c10af647a76753d9b53f511df704a7.pdf?_ga=2.96308891.608283904.1592097058-645751560.1592097058. Acesso em: 16 jun. 2020.

GHIGGI, C. M. Estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade de Passo Fundo: Passo Fundo, 2017. 155f. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1196. Acesso em: 14 mar. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

HARTMAN, H. J. Developing students‟ metacognitive knowledge and skills. In: HARTMAN, H. J. Metacogni-tion in learning and instruction. New York: Springer-Dordrecht, 2001. p. 33-68.

HINOJOSA, J.; SANMARTÍ, N. Promoviendo la autorregulación en la resolución de problemas de física. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 1, p. 7-22, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160010002. Acesso em: 8 abr. 2021.

LOCATELLI, S. W.; ALVES, N. C. B. Aproximações entre o monitoramento metacognitivo e a elaboração de portfólio em uma disciplina de Química Geral. Amazônia Revista de educação em ciências e matemática, [s. l.], v.14, n. 29, p.79-92, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5578. Acesso em: Acesso em: 01 abr. 2020.

MACHADO, C. J.; SILVA, S. C. R.; BASNIAK, M. I.; SILVEIRA, R. M. C. F. Mapas conceituais no ensino de biologia: um panorama a partir dos livros didáticos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, [s. l.], v. 9, n. 1, p.185-204, jan./abr. 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4871/2887. Acesso em: 29 jul. 2021.

MOREIRA, M. A. O mapa conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem. Educação e Seleção, Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (10), p. 17-34, 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/edusel/article/view/2568. Acesso em: 29 mar. 2021.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Instituto de Física – UFRGS. Porto Alegre - RS, Brasil. 2012. p.1-14. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

OLIVEIRA, M. E. R. S. N. de; CARVALHO, J. W. P.; KAPITANGO-A-SAMBA, K. K. Objetos Digitais de Aprendizagem como Recurso Mediador do Ensino de Química. Revista Cocar. [s. l.], v. 13, n. 27, p.1005-1021, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2882. Acesso em: 29 mar. 2020.

ROSA, C. T. W.; GHIGGI, C. M. Resolução de problemas em física envolvendo estratégias metacognitivas: análise de propostas didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 30-59, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p31. Acesso em: 19 out. 2020.

ROSA, C. T. W.; MENESES-VILLAGRÁ, J. Á. Contribuições para a qualificação de professores de Física em formação inicial. Impactos sobre o uso de estratégias metacognitivas na resolução de problemas. Revista Iberoamericana de Educación, [s. l.], v. 77, n. 1, p. 75-96, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie7713076. Acesso em: 04 abr. 2020.

ROSA, C. T. W.; ALVES FILHO, J. P. Estudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em física. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 61-81, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010005. Acesso em: 16 abr. 2020.

ROSA, C. T. W. A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de física. 2011. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2011. 346 f. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95261/290643.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 fev. 2020.

SOUZA JUNIOR, M. V.; CÉLIO, V. C. C.; NOGUEIRA, S. C. O.; MARTINS, A. F.; FREITAS, K. H. G.; SOUSA, F. F. de. Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação. Scientia plena, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3512. Acesso em: 06 ago. 2021

TAVARES, L. C.; MÜLLER, R. C. S.; FERNANDES, A. C. O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de química. Amazônia Revista de educação em ciências e matemática, [s. l.], v.14, n. 29, p. 63-78, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5561/4766. Acesso em: 01 abr. 2020.

TRINDADE, J. O. da; HARTWIG, D. R. Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: uma Análise Inicial das Ligações Químicas. Química Nova na Escola. [s. l.], v. 34, n. 2, p. 83-91, maio. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2012/quimica_artigos/mapas_conceituais.pdf. Acesso em: 04 abr. 2020.

VIEIRA, A. R. L. Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10, n. 1, e020089, p. 01-26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230. Acesso em: 12 ago. 2021.

VIEIRA, M. L.; CASTAMAN, A. S.; INOCENTE, L. Mapa conceitual: instrumento de avaliação educacional no curso de agronomia. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 9, n. 1, p. 57-64, jan./jun. 2018. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/3512/1639. Acesso em: 06 ago. 2021

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

SILVA, R. C. da; BIZERRA, A. M. C. . MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022023, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1705. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos