MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705

Palavras-chave:

Química orgânica. Habilidades metacognitivas. Aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo descrever o uso de mapas conceituais como ferramenta de análise da aprendizagem significativa de química orgânica e de questionários metacognitivos para evidenciar o desenvolvimento e/ou evolução de habilidades metacognitivas pelos alunos participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa que consistiu na aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por diferentes etapas que envolveram atividades experimentais investigativas e questões problemas aplicadas a 11 (onze) alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública estadual de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. Foram realizadas duas análises distintas: dos mapas conceituais desenvolvidos pelos alunos ao final da unidade e dos questionários metacognitivos aplicados em quatro momentos ao longo da UEPS. Os resultados obtidos apresentam indícios de aprendizagem significativa e de desenvolvimento de habilidades metacognitivas evidenciando as contribuições da UEPS para a aprendizagem e a capacidade dos instrumentos utilizados para estimular e avaliar esse processo.

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Biografia do Autor

Renata Custódio da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Instituição em que trabalha/estuda - País; Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Ensino e Educação.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros.

Doutora em Química, Universidade Federal do Ceará (UFC); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Ensino e Educação.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

SILVA, R. C. da; BIZERRA, A. M. C. . MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022023, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1705. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos