POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1866

Palavras-chave:

Educação pública, Escola, Direito de todos.

Resumo

Este artigo discorre sobre o percurso que Anísio Teixeira trilhou na luta por uma educação pública como direito de todos. A partir de pesquisa bibliográfica, apresentamos suas contribuições epistemológicas, as influências científicas, o movimento para a concretização dos seus objetivos, as suas reflexões relacionadas a sua atuação nas diversas funções que exerceu.  Concluímos que o seu pensamento político e pedagógico possibilitou que o seu projeto educacional, buscou garantir a participação da sociedade com papel determinante na construção de um modelo educacional democrático.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

LEAL, P. A. G. .; CARDOZO, M. J. P. B. . POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022078, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1866. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1866. Acesso em: 12 maio. 2024.

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Artigos