Diversidade e gestão democrática no contexto educacional

Autores

  • Francisca das Chagas Silva Lima
  • Maria José Pires Barros Cardozo

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID391

Resumo

O presente artigo trata da diversidade a partir do princípio da gestão democrática e das questões que enfocam a valorização das diferenças no âmbito da escola mediante instrumentos tais como: participação, trabalho e decisões coletivas e autonomia. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental aborda-se a questão da diversidade e sua relação com a política educacional brasileira, destacando-se os desafios para a gestão democrática da educação e da escola. Conclui-se que ainda são necessárias práticas que valorizem e promovam a diversidade, sem desconsiderar a perspectiva da igualdade, tais como as políticas compensatórias e ações afirmativas, uma vez que, emergem dessas políticas novos desafios, especialmente para educadores e gestores escolares, pois sua execução implica a necessidade rever o papel da educação, da escola e de seus profissionais frente às diversidades.

 

Palavras-chave: Diversidade. Gestão Democrática. Política Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

LIMA, F. das C. S.; CARDOZO, M. J. P. B. Diversidade e gestão democrática no contexto educacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 87–111, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID391. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/391. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos