A DIMENSÃO LÚDICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS DAS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691Palavras-chave:
Educação Infantil. Ludicidade. Práticas Pedagógicas.Resumo
A pesquisa investiga em que medida a dimensão lúdica está vinculada com práticas pedagógicas participativas das crianças na Amazônia amapaense? Objetivou-se compreender a relação da ludicidade e as práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a criança como sujeito participante e construtor de seu conhecimento. A metodologia utilizada se fundamentou na abordagem qualitativa, ancorada no método Estudo de Caso, tendo como principais técnicas e instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e o grupo focal com as professoras; as rodas de conversa com as crianças e a observação participante nos contextos de cada professora com suas crianças. O locus de pesquisa foi uma EMEI localizada em área urbana periférica do Município de Macapá/AP. Utilizou-se no tratamento dos dados, os princípios presentes na Hermenêutica-Dialética. Os resultados demonstram que o lugar ocupado pela dimensão lúdica encontra-se claramente definido nos documentos oficiais e no discurso pedagógico, mas mantem-se incompreendido e inferiorizado no contexto educacional, muito devido à burocratização e pedagogização docente e das exigências sociais que enaltecem práticas transmissivas e desqualificam práticas fundadas na participação e no reconhecimento da criança amazônica como sujeito histórico e cultural, pois estas não representam a lógica da sociedade capitalista.
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