A DIMENSÃO LÚDICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS DAS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ludicidade. Práticas Pedagógicas.

Resumo

A pesquisa investiga em que medida a dimensão lúdica está vinculada com práticas pedagógicas participativas das crianças na Amazônia amapaense? Objetivou-se compreender a relação da ludicidade e as práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a criança como sujeito participante e construtor de seu conhecimento. A metodologia utilizada se fundamentou na abordagem qualitativa, ancorada no método Estudo de Caso, tendo como principais técnicas e instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e o grupo focal com as professoras; as rodas de conversa com as crianças e a observação participante nos contextos de cada professora com suas crianças. O locus de pesquisa foi uma EMEI localizada em área urbana periférica do Município de Macapá/AP. Utilizou-se no tratamento dos dados, os princípios presentes na Hermenêutica-Dialética. Os resultados demonstram que o lugar ocupado pela dimensão lúdica encontra-se claramente definido nos documentos oficiais e no discurso pedagógico, mas mantem-se incompreendido e inferiorizado no contexto educacional, muito devido à burocratização e pedagogização docente e das exigências sociais que enaltecem práticas transmissivas e desqualificam práticas fundadas na participação e no reconhecimento da criança amazônica como sujeito histórico e cultural, pois estas não representam a lógica da sociedade capitalista.  

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Biografia do Autor

Angela Brito, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Profª. Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Programa de Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Adriana Machado de Souza, Professora efetiva do Quadro Funcional do Estado do Amapá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1998), Especialista em Docência no ensino superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2004), Especialista em Tecnologias da Educação – PUC-Rio (2010), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Professora efetiva do Quadro Funcional do Estado do Amapá.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

BRITO, A.; MACHADO DE SOUZA, A. . A DIMENSÃO LÚDICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS DAS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022004, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1691. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê