A POLÍTICA EDUCACIONAL: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862

Palavras-chave:

Educação pública, Política Educacional, Covid-19

Resumo

Decorrente da pandemia de covid-19, as escolas públicas brasileiras estiveram fechadas por mais de um ano, com inúmeras dificuldades de oferta de atividades educacionais. A partir de proposições da Coalizão Global de Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), este artigo problematiza efeitos da pandemia abordando comparativamente orientações internacionais e nacionais. A discussão acerca da retomada das aulas presenciais e ensino híbrido assinala dificuldades nacionais da reorganização escolar e indica que o contexto ultrapassa as atribuições da escola, exigindo colaboração de outros setores da sociedade. Os resultados sublinham limites das normas educacionais frente ao estado de excepcionalidade.

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Biografia do Autor

Debora Jeffrey, UNICAMP

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de São Paulo. Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada-SBEC (2021-2023).

Ivan Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Letras pela FFLCH/USP. Especialista em Música e História da Arte pela Berklee College of Music - EUA. Graduado em Letras pela UNESP (Português e Inglês). Membro do Conselho Nacional de Educação (2015-2022). Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (2016-2018). Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (2018-2020). Presidente interino do CNE (Jul/Ago 2020). Representante brasileiro no CTR Protocolo - Mercosul Educacional (2016-2022). Conselheiro no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (2019-2021). Áreas de atuação: Humanidades, Artes e Ciências, Língua Inglesa, Cultura Afro-Brasileira. Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010-2022). Professor Visitante na Kyoto University of Foreign Studies (Japão), 2014-2015. Professor Titular no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

JEFFREY, D.; SIQUEIRA, I. . . A POLÍTICA EDUCACIONAL: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022030, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1862. Acesso em: 3 maio. 2024.

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