A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS ATUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1978Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação de professores, Políticas públicasResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a presença da interdisciplinaridade na formação dos professores. A importância de discutir a temática se deve ao fato de haver diferentes entendimentos sobre ela, de modo geral, e, também, porque a inserção da interdisciplinaridade no ensino brasileiro vem acompanhada de configurações diversas na legislação que trata da formação profissional (FAZENDA, 1996). Dessa forma, pretende-se analisar como o termo aparece na Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, na Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 e na Resolução CEE nº 70, de 16 de julho de 2019, que normatizam a formação inicial e continuada dos profissionais da educação nacional e do estado da Bahia atualmente. Buscar-se-á nuançar como a interdisciplinaridade é conceituada em tais documentos e anunciar quais sentidos podem ser produzidos nos respectivos currículos de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa documental, com base na análise de conteúdo, e espera-se que os resultados possam contribuir para problematizar o debate em torno da ideia de que a interdisciplinaridade é um elemento importante para os profissionais da educação entenderem o fenômeno educativo na sua totalidade e analisarem criticamente o contexto social/cultural/histórico/econômico em que estão inseridos.
Downloads
Referências
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
CRUSOÉ, N. M. C. Formação de professores e interdisciplinaridade na UNEB. Abertura do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares, Caetité, 2013.
CRUSOÉ, N. M. de C. Prática pedagógica interdisciplinar na escola: sentidos atribuídos pelas professoras. 1. Ed Curitiba, PR: CRV, 2014.
CRUSOÉ, N. M. de C. Representações sociais do professor de Matemática sobre interdisciplinaridade. Recife, 2003.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro (Efetividade ou Ideologia). São Paulo: Loyola, 1994.
FAZENDA, I. C. A. A Avaliação na pós-graduação sob a ótica da interdisciplinaridade. In: QUELUZ, A. G. (Org.). Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 23-28.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006a.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15ª ed. São Paulo, Papirus Editora, 2008.
FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil - o reconhecimento de um percurso. In: FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade. São Paulo, v.1, n. 1, out. 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 93-103, jan.-jun. 2008.
FERNANDES, A. M. M. Interdisciplinaridade: Perspectivas e Desafios na Atualidade. Rev.Mult. Psic., vol.12, n.40, p.101-115, 2018. ISSN: 1981-117.
FREIRE, P. de S.; TOSTA, K. C. T.; PACHECO, R. C. dos S. Práticas para criação do conhecimento interdisciplinar: caminhos para inovação baseada em conhecimento. In: PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V.(Orgs.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Barueri/SP: Manole, 2015, p.261-290.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
PARENTE, N. P. O.; NOVAIS, J. S. Conceitos de Interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém –Pará. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 7, n. 2, p. 217-236, mai./ago.,2017.
PESSOA, Zenaura Sousa Sobrinho. Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas das escolas públicas do município de Cordeiros — Bahia. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação, Campus I. Programa de Pós-Graduação em Educação. Vitoria da Conquista: PPGEd, 2022.
SILVA, M. de F. G. da; SANTANA, I. M. de. Interdisciplinaridade nas práticas docentes de professoras da educação básica. Imagens da Educação, v. 10, n.2, p. 65-79, mai./ago., 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nilma Margarida de Castro Crusoé, Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Janaina Alves de Oliveira Serejo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).