ENTRE A ESCOLA E O RIO: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685

Palavras-chave:

Educação Ribeirinha. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este texto carrega os olhares e as escutas de encontros vividos em uma escola ribeirinha na comunidade Esperança, localizada no igarapé do Tiú, rio Tarumã Açu, afluente esquerdo do rio Negro, na cidade de Manaus-AM. É fruto de uma pesquisa de mestrado e das inquietações e percepções que dela emergiram. Aqui, apontamos os caminhos narrados pelas vivências diárias dos sujeitos em um contexto de educação formal à beira do rio e os desafios diários da construção identitária da educação do campo, com suas características próprias que marcam a formação de crianças e professores. Nosso olhar de análise foi construído através da teoria Histórico-Cultural em uma pesquisa participante, onde os encontros entre crianças e professora de uma turma de educação infantil fizeram emergir as especificidades de fazer educação no Amazonas em áreas onde o rio é o caminho que leva à escola e dele emergem as condições de acesso e permanência na instituição ao longo do ano. A experiência vivida com o coletivo de crianças pequenas ribeirinhas anuncia, mais uma vez, a necessidade de pensar a pesquisa com o compromisso de narrar essas vozes e assegurar que elas serão ouvidas em sua inteireza.

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Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: criança pequena, criança ribeirinha, contexto amazônico e currículo.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA. Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais específicos; políticas públicas e a promoção de direitos humanos à população amazônica.

Jocicleia Souza Printes, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos; Professora da Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – AM, Brasil.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

LIMA CARVALHO DE OLIVEIRA, A. P. .; RIBEIRO DA SILVA, I.; SOUZA PRINTES, J. ENTRE A ESCOLA E O RIO: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022009, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1685. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê