O POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1698Palavras-chave:
SBEM Reforma do Ensino Médio Análise documental.Resumo
O Ensino Médio foi reformado, no Brasil, através da Medida Provisória nº 746/2016,
convertida na Lei nº 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou –
e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas
políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar
o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a
reforma, a partir de documentos publicados no site da instituição. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos a essa
reformulação, tais como: Piolli e Sala (2021) e Corrêa e Garcia (2018). A pesquisa é
de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi
realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP nº 746/2016,
setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e
realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados
mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto,
atrelado a um pensamento crítico, percebemos, em documentos recentes, sinais de
adequação e contribuições para a implementação da reforma. Este trabalho
poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na
formação da nossa juventude.
Palavras-chave: SBEM. Reforma do Ensino Médio. Análise documental
Downloads
Referências
ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréa Ferreira. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966>. Acesso em: 02 de setembro de 2021.
ALVES, Míriam Fábia; OLIVEIRA, Valdirene Alves de; Política Educacional, Projeto de Vida e Currículo do Ensino Médio: Teias e Tramas Formativas. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.8 – 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2608>. Acesso em: 15 de setembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 16 de fevereiro de 2017; 196º da Independência e 129º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº746, de 22 de setembro de 2016. Brasília, 22 de setembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. NOVO Ensino Médio - perguntas e respostas. Portal MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso: 05 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Portal MEC Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. A Base. Portal MEC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base#faq>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Gov.br. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578>. Acesso em: 30 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso em: 28 de julho de 2021.
CARVALHO, Lena Costa. Livros didáticos do Novo Ensino Médio: o choque do PNLD 2021. SENTENTIA. Fevereiro/2021. Disponível em: <https://sententia.com.br/lenacostacarvalho/2021/livros-didaticos-novo-ensino-medio-pnld/>. Acesso em: 25 de julho de 2021.
CECHINEL, Andre; FONTANA, Silvia Aparecida Pereira; GIUSTINA, Kelli Pazeto Della; PEREIRA, Antonio Serafim; PRADO Silvia Salvador do. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Revista Criar Educação. UNESC, Criciúma, v. 5, nº1, janeiro/junho 2016. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2446> Acesso em: 09 de agosto de 2021.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): Ocultar, silenciar, inverter para o capital dominar. ANFOPE. 27 de novembro de 2019. Disponível em: < http://www.anfope.org.br/base-nacional-comum-para-formacao-de-professores-da-educacao-basica-bnc-formacao-ocultar-silenciar-inverter-para-o-capital-dominar/>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista ibero-americana de estudos em educação. Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, abr./jun., 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469>. Acesso em: 18 de julho de 2021.
FNDE publica Edital do PNLD 2021 para aquisição de obras didáticas e literárias para o ensino médio. FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/13231-fnde-publica-edital-do-pnld-2021-para-aquisi%C3%A7%C3%A3o-de-obras-did%C3%A1ticas-e-liter%C3%A1rias-para-o-ensino-m%C3%A9dio>. Acesso em: 22 de julho de 2021.
MATHIAS, Maíra. NOVO Ensino Médio e a velha precarização do ensino. EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/livro-didatico-sela-guinada-para-o-novo-ensino-medio>. Acesso em: 29 de julho de 2021.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
PANOSSIAN, Maria Lucia; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A Educação Matemática no Novo Ensino Médio: rumos possíveis. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 1-4, 1 jan. 2021. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/issue/view/175>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus. Santarém/PA, vol.11, p. 01-25, 2021. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1543/995>. Acesso em: 01 de agosto de 2021.
PIMENTEL, Alessandra. Método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica; Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, novembro/ 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 de agosto de 2021.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. Ano I - Número I - julho de 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351> Acesso em: 09 de agosto de 2021.
SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda; Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 19–31, 2017. DOI: 10.22420/rde.v11i20.769. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/769. Acesso em: 25 de julho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andreza Maria de Lima, Dranalina de Souza Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).