O POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1698

Palavras-chave:

SBEM Reforma do Ensino Médio Análise documental.

Resumo

O Ensino Médio foi reformado, no Brasil, através da Medida Provisória nº 746/2016,
convertida na Lei nº 13.415/2017. A reforma, em fase de implementação, impactou –
e permanece impactando – não apenas o Ensino Médio, mas também diversas
políticas educacionais. Nesse contexto, neste trabalho, temos como objetivo analisar
o posicionamento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sobre a
reforma, a partir de documentos publicados no site da instituição. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre a reforma do Ensino Médio, autores críticos a essa
reformulação, tais como: Piolli e Sala (2021) e Corrêa e Garcia (2018). A pesquisa é
de abordagem qualitativa, do tipo documental. A coleta dos documentos foi
realizada no site da SBEM, considerando o mês de divulgação da MP nº 746/2016,
setembro/2016, até março de 2021. Para a análise, organizamos o material e
realizamos a leitura segundo critérios da análise de conteúdo. Nossos resultados
mostraram que a Sociedade se posiciona de forma contraria à reforma. No entanto,
atrelado a um pensamento crítico, percebemos, em documentos recentes, sinais de
adequação e contribuições para a implementação da reforma. Este trabalho
poderá estimular novas discussões e reflexões sobre a reforma e os seus impactos na
formação da nossa juventude.
Palavras-chave: SBEM. Reforma do Ensino Médio. Análise documental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do IFPE – campus Pesqueira. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE – campus Olinda, Pernambuco, Brasil.

Dranalina de Souza Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciada em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Pesqueira, Pernambuco, Brasil.

Referências

ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréa Ferreira. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966>. Acesso em: 02 de setembro de 2021.

ALVES, Míriam Fábia; OLIVEIRA, Valdirene Alves de; Política Educacional, Projeto de Vida e Currículo do Ensino Médio: Teias e Tramas Formativas. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.8 – 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2608>. Acesso em: 15 de setembro de 2021.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 16 de fevereiro de 2017; 196º da Independência e 129º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.

BRASIL. Medida Provisória nº746, de 22 de setembro de 2016. Brasília, 22 de setembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm>. Acesso em: 24 de julho de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. NOVO Ensino Médio - perguntas e respostas. Portal MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso: 05 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Portal MEC Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. A Base. Portal MEC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base#faq>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Gov.br. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578>. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file>. Acesso em: 24 de julho de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Portal MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso em: 28 de julho de 2021.

CARVALHO, Lena Costa. Livros didáticos do Novo Ensino Médio: o choque do PNLD 2021. SENTENTIA. Fevereiro/2021. Disponível em: <https://sententia.com.br/lenacostacarvalho/2021/livros-didaticos-novo-ensino-medio-pnld/>. Acesso em: 25 de julho de 2021.

CECHINEL, Andre; FONTANA, Silvia Aparecida Pereira; GIUSTINA, Kelli Pazeto Della; PEREIRA, Antonio Serafim; PRADO Silvia Salvador do. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Revista Criar Educação. UNESC, Criciúma, v. 5, nº1, janeiro/junho 2016. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2446> Acesso em: 09 de agosto de 2021.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): Ocultar, silenciar, inverter para o capital dominar. ANFOPE. 27 de novembro de 2019. Disponível em: < http://www.anfope.org.br/base-nacional-comum-para-formacao-de-professores-da-educacao-basica-bnc-formacao-ocultar-silenciar-inverter-para-o-capital-dominar/>. Acesso em: 24 de julho de 2021.

CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista ibero-americana de estudos em educação. Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, abr./jun., 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469>. Acesso em: 18 de julho de 2021.

FNDE publica Edital do PNLD 2021 para aquisição de obras didáticas e literárias para o ensino médio. FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/13231-fnde-publica-edital-do-pnld-2021-para-aquisi%C3%A7%C3%A3o-de-obras-did%C3%A1ticas-e-liter%C3%A1rias-para-o-ensino-m%C3%A9dio>. Acesso em: 22 de julho de 2021.

MATHIAS, Maíra. NOVO Ensino Médio e a velha precarização do ensino. EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/livro-didatico-sela-guinada-para-o-novo-ensino-medio>. Acesso em: 29 de julho de 2021.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf>. Acesso em: 30 de julho de 2021.

PANOSSIAN, Maria Lucia; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A Educação Matemática no Novo Ensino Médio: rumos possíveis. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 1-4, 1 jan. 2021. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/issue/view/175>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.

PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus. Santarém/PA, vol.11, p. 01-25, 2021. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1543/995>. Acesso em: 01 de agosto de 2021.

PIMENTEL, Alessandra. Método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica; Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, novembro/ 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 de agosto de 2021.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. Ano I - Número I - julho de 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351> Acesso em: 09 de agosto de 2021.

SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda; Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 19–31, 2017. DOI: 10.22420/rde.v11i20.769. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/769. Acesso em: 25 de julho de 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

MARIA DE LIMA, A.; DE SOUZA PAIVA, D. . O POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise documental. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022072, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1698. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1698. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos