O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768

Palavras-chave:

Práxis educativa, Conhecimentos, Povos do campo, Ciência

Resumo

Este estudo discute a relação entre Educação do Campo e o Diálogo de Saberes na produção de conhecimentos a partir da realidade dos sujeitos diante dos seus modos de vida e território. Objetiva apresentar as potencialidades e os desafios do Diálogo de Saberes enquanto concepção de construção de conhecimento e método de trabalho na Educação do Campo. Utiliza abordagem metodológica de natureza documental e bibliográfica. Demonstra a partir dos referencias teóricos e experiências educativas, os limites e possibilidades de construir conhecimentos que possam atender a demanda dos sujeitos e superar visões excludentes e ingênuas presentes na sociedade, herança de perspectivas epistemológicas que silenciaram outras matrizes de produção de conhecimento. Conclui que é possível inserir o Diálogo de Saberes para além de método de trabalho, mas também como concepção na produção de conhecimento na Educação do Campo. Destaca que existem experiências que indicam caminhos possíveis para superar visões simplistas e ingênuas sobre os conhecimentos oriundos dos povos do campo, das águas e das florestas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Camejo Pereira, Universidade Federal do Paraná

Viviane Camejo Pereira - Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6614-8679  E-mail: vivianecamejop@gmail.com

Adalberto Penha de Paula , Universidade Federal do Paraná

Adalberto Penha de Paula - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (UFPR Litoral). Brasil. Grupo de Pesquisa Didática, Práticas Escolares e Publicações Didáticas (UFPR);Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR)  e   Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (Unicentro) Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9906-3989 E-mail: adalberto@ufpr.br

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 8/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 21 nov. 2012a, Seção 1, p. 26. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/diretrizes_nacionais_educacao_escolar_quilombola.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 5/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2012b, Seção 1, p.7. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/resolucaoeduc_campo.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org). Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p.103 - 126. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-e-pesquisa-questoes-para.pdf/view Acesso em: 17 nov. 2021.

CALDERONI, Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira; NASCIMENTO, Adir Casaro. Saberes tradicionais indígenas, saberes ocidentais, suas intersecções na educação escolar indígena. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 303-318, 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3427 Acesso em: 21 ago. 2021.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo, osfs.; CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: identidade e políticas públicas- Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2002. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-identidade-e-politicas-publicas.pdf/view Acesso em: 06 nov. 2021.

CHASSOT, Attico. 9 Saberes Primevos. Blogue do Mestre Chassot. Publicado em: 9 de abr. 2013. Disponível em: http://mestrechassot.blogspot.com/2013/04/09-saberes-primevos.html Acesso em: 06 nov. 2021.

COSTA GOMES, J. C. As bases epistemológicas da Agroecologia. In: CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. (Orgs.). Princípios e perspectivas da agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência a

Tecnologia Do Paraná – Educação a Distância, 2011. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2012/03/CAPORAL-Francisco-Roberto-AZEVEDO-Edisio-Oliveira-de-Princ%C3%ADpios-e-Perspectivas-da-Agroecologia.pdf Acesso em: 28 out. 2021.

COTRIN, Décio Souza; DAL SOGLIO, Fábio Kessler. Construção do Conhecimento Agroecológico: Problematizando a noção. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 3, 2016. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/16772 Acesso em: 28 out. 2021.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, São Paulo, n. 75, 2007. Dossiê Pensando o futuro das ciências biológicas. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13623 Acesso em: 06 nov. 2021.

DIEGUES, Antonio Carlos. et al. Os Saberes Tradicionais e a Biodiversidade no

Brasil. São Paulo: NUPAUB, 2000. Disponível em:

https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/750/2/Biodiversidade%20e%20comunidades%20tradicionais%20no%20Brasil.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. UECE - Universidade Estadual do Ceará. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A cientificidade do conhecimento e os processos coletivos de transformação da realidade social. In: CALDART, Roseli; ALENTEJANO, Paulo (Orgs.). MST, universidade e pesquisa. São Paulo: Expressão Popular, 2014. p. 109-136.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v.2. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1982.

GUHUR, Dominique Michèle Perioto; SILVA, Irizelda Martins de Souza. Contribuições do diálogo de saberes à educação profissional em agroecologia no MST. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá 27 e 28 de abril de 2010. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2010/015.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

HADICH, Ceres. Diálogo de Saberes Encontro de Culturas. Escola latino-americana de Agroecologia (ELAA). Publicado em: 01/08/2012. Disponível em: http://escolalatinoamericanadeagroecologia.blogspot.com/2012/08/dialogo-de-saberes-encontro-de-culturas.htm Acesso em: 06 nov. 2021.

LEFF, Enrique. Racionalidad ambiental y diálogo de saberes: sentidos y senderos de un futuro sustentable. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 7, p. 13-40, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/3042 Acesso em: 06 nov. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MICHAUD, Rosália Lopes. Experiências com a Educação do Campo nas ilhas de Guaraqueçaba. MOPEAR/IFPR/UFPR, 2018?.

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Rev. Bras. Educ. v. 24, p. 1-30, out. 2019.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; CAMPOS, Marília. Educação Básica do Campo. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo, osfs.; CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: identidade e políticas públicas- Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2002. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-identidade-e-politicas-publicas.pdf/view Acesso em: 06 nov. 2021.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de. Janeiro, Graal, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, n. 79, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 nov. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2007

SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria marxista da educação. Lisboa: Estampa, 1976.

TONÁ, Nilciney; GUHUR, Dominique Michèle Perioto. O Diálogo de Saberes, na Promoção da Agroecologia na Base dos Movimentos Sociais Populares. Resumos do VI CBA e II CLAA, Rev. Bras. De Agroecologia, v. 4 n. 2, 2009.

UDRY, Consolacion; EIDT, Jane Simoni. Conhecimento tradicional: conceitos e marco legal. (Ed.). Brasília, DF: Embrapa, 2015. Disponível em: https://livimagens.sct.embrapa.br/amostras/00084800.pdf Acesso em: 06 nov. 2021.

USP. Universidade de São Paulo. Pró- Reitoria de Graduação. Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP. Publicado online em 5 de outubro de 2020. Disponível em: https://prg.usp.br/saberes-em-dialogo-comunidade-escola-e-universidade-na-construcao-da-educacao-quilombola-no-municipio-de-barra-do-turvo-sp/ Acesso em: 21 ago. 2021.

VENDRAMINI, Célia Regina. A Educação do Campo na perspectiva do materialismo histórico dialético. In: COUTINHO, Adelaine Ferreira. Diálogos sobre a questão da Reforma Agrária e as políticas de Educação do Campo. São Luís: Edufma, 2009.

VITOR, Viviane da Silva Araújo; SANTANA, José Valdir Jesus de. Modos e formas de apropriação da escola pelas comunidades remanescentes de quilombo: alguns apontamentos. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v.1, n.1, julho-dezembro de 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/8275 Acesso em: 21 ago. 2021.

YAMASAKI, Alice Akemi; SOUZA, Vanessa Marcondes de; MONGE, Papu Ricardo Martins. Paulo Freire e a cultura caiçara: a amorosidade no “cerco de saberes”. In: IX ENCONTRO INTERNACIONAL DO FÓRUM PAULO FREIRE, 9., 2014, Turin, Itália. Anais [...]. Turin, Itália: Memorial Virtual Paulo Freire, 2014. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/handle/7891/3525 Acesso em: 21 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

CAMEJO PEREIRA, V.; PENHA DE PAULA , A. . O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022032, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1768. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos