O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768

Palavras-chave:

Práxis educativa, Conhecimentos, Povos do campo, Ciência

Resumo

Este estudo discute a relação entre Educação do Campo e o Diálogo de Saberes na produção de conhecimentos a partir da realidade dos sujeitos diante dos seus modos de vida e território. Objetiva apresentar as potencialidades e os desafios do Diálogo de Saberes enquanto concepção de construção de conhecimento e método de trabalho na Educação do Campo. Utiliza abordagem metodológica de natureza documental e bibliográfica. Demonstra a partir dos referencias teóricos e experiências educativas, os limites e possibilidades de construir conhecimentos que possam atender a demanda dos sujeitos e superar visões excludentes e ingênuas presentes na sociedade, herança de perspectivas epistemológicas que silenciaram outras matrizes de produção de conhecimento. Conclui que é possível inserir o Diálogo de Saberes para além de método de trabalho, mas também como concepção na produção de conhecimento na Educação do Campo. Destaca que existem experiências que indicam caminhos possíveis para superar visões simplistas e ingênuas sobre os conhecimentos oriundos dos povos do campo, das águas e das florestas.

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Biografia do Autor

Viviane Camejo Pereira, Universidade Federal do Paraná

Viviane Camejo Pereira - Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6614-8679  E-mail: vivianecamejop@gmail.com

Adalberto Penha de Paula , Universidade Federal do Paraná

Adalberto Penha de Paula - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (UFPR Litoral). Brasil. Grupo de Pesquisa Didática, Práticas Escolares e Publicações Didáticas (UFPR);Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR)  e   Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (Unicentro) Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9906-3989 E-mail: adalberto@ufpr.br

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

CAMEJO PEREIRA, V.; PENHA DE PAULA , A. . O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022032, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1768. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos