RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1709Palavras-chave:
Prática pedagógica na universidade, COVID19, Relações étnico-raciaisResumo
Organizamos situações de aprendizagem acerca das relações étnico-raciais no contexto do Ensino Remoto Emergencial numa disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do interior paulista. Buscamos oferecer condições para a interação síncrona, auxiliando os sujeitos envolvidos a vivenciar atividades pedagógicas online próprias de uma concepção de docência, de aula e de ensino aprendizagem dialógicas, problematizando tais apropriações em época de pandemia. O processo de adaptação das atividades presenciais para aulas online síncronas oportunizou discussões e reflexões críticas e criativas sobre a abordagem das relações étnico-raciais na escola de educação básica, fortaleceu a relação entre professora alunos e saber através de estratégias de avaliação continuada e interações afetivas positivas, contudo necessitou de maior dispêndio de energia e tempo gerando ansiedade nos sujeitos envolvidos.
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