RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1709

Palavras-chave:

Prática pedagógica na universidade, COVID19, Relações étnico-raciais

Resumo

Organizamos situações de aprendizagem acerca das relações étnico-raciais no contexto do Ensino Remoto Emergencial numa disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do interior paulista. Buscamos oferecer condições para a interação síncrona, auxiliando os sujeitos envolvidos a vivenciar atividades pedagógicas online próprias de uma concepção de docência, de aula e de ensino aprendizagem dialógicas, problematizando tais apropriações em época de pandemia. O processo de adaptação das atividades presenciais para aulas online síncronas oportunizou discussões e reflexões críticas e criativas sobre a abordagem das relações étnico-raciais na escola de educação básica, fortaleceu a relação entre professora alunos e saber através de estratégias de avaliação continuada e interações afetivas positivas, contudo necessitou de maior dispêndio de energia e tempo gerando ansiedade nos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Rosemary Rodrigues Oliveira, Unesp

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) câmpus de Bauru, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) câmpus de Bauru e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - câmpus Jaboticabal (FCAV/UNESP), e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Atuou como coordenadora do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da FCAV/UNESP entre 2011 e 2017. Atua no grupo de extensão "SEJU: Sexualidade Educação e Juventude". É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade e gênero, formação de professores, ensino de ciências e biologia, prática pedagógica. 

Letícia de Cássia Oliveira, UNESP

Licenciada em Ciências Biológicas (FCAV/UNESP); Professora da SEE/SP Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil; Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos (UNESP Ilha Solteira/São José do Rio Preto/Jaboticabal); Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orcid https://orcid.org/0000-0001-7707-5551 E-mail: leticia.c.oliveira@unesp.br  

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, R. R.; OLIVEIRA, L. de C. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022074, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1709. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1709. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos