O PROCESSO DE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: tensionamento e vicissitudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1804

Palavras-chave:

Análise Narrativa, Identidade Profissional, Licenciatura em Química

Resumo

No presente artigo relata-se a análise da constituição identitária de uma licencianda em química, sob a ótica da identidade profissional de Claude Dubar. Assim, a partir do depoimento da licencianda, obtido por meio de entrevista semiestruturada, buscou-se reconstruir sua trajetória condensando dados empíricos, referencial teórico e discussão com a literatura, por meio de uma análise narrativa. Como resultados, a trajetória da licencianda foi marcada por sua disponibilidade e abertura às experiências do magistério, em meio a dois polos de atribuição de sua futura atuação profissional, de desvalorização e de intensa satisfação. Conclui-se que, a constituição identitária docente é dinâmica e sofre diferentes influências, ocupando papel importante nos processos de constituição, mudança e melhoria da profissão docente.

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Biografia do Autor

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

LIMA MIRANDA, C.; NASCIMENTO, W. E. O PROCESSO DE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: tensionamento e vicissitudes . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022077, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1804. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1804. Acesso em: 29 jun. 2024.

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Artigos