O PROCESSO DE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: tensionamento e vicissitudes
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1804Palavras-chave:
Análise Narrativa, Identidade Profissional, Licenciatura em QuímicaResumo
No presente artigo relata-se a análise da constituição identitária de uma licencianda em química, sob a ótica da identidade profissional de Claude Dubar. Assim, a partir do depoimento da licencianda, obtido por meio de entrevista semiestruturada, buscou-se reconstruir sua trajetória condensando dados empíricos, referencial teórico e discussão com a literatura, por meio de uma análise narrativa. Como resultados, a trajetória da licencianda foi marcada por sua disponibilidade e abertura às experiências do magistério, em meio a dois polos de atribuição de sua futura atuação profissional, de desvalorização e de intensa satisfação. Conclui-se que, a constituição identitária docente é dinâmica e sofre diferentes influências, ocupando papel importante nos processos de constituição, mudança e melhoria da profissão docente.
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