DISRUPTURA E ATROFIA NO PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1793

Palavras-chave:

Proeja, Pós-democracia, Permanência, exclusão, utopia

Resumo

O presente artigo apresenta uma metanálise qualitativa da política pública brasileira ‘Programa de Integração da Educação Básica à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA”, no estado da Bahia - Brasil, cujo objetivo fulcral é combater a exclusão socioeducativa de jovens e adultos que foram excluídos do direito à educação formal em idade estabelecida por lei, com vistas à elevação da escolaridade integrada a uma qualificação profissional para combater, também, a exclusão no mundo do trabalho a fim de que esse coletivo tenha condições de produzir sua própria existência e exercer conscientemente sua cidadania. Para o presente artigo, elegeu-se, a categoria de análise 'permanência' dos estudantes nos cursos ofertados. Para apreender a realidade em sua complexa inteireza, usaram-se as lentes do conceito da pós-democracia para desnudar o que não é aparente, mas que está subjacente a determinadas medidas e ações do governo, que se colocam na contramão dos pressupostos do Proeja, o que concorre para sua atrofia e disruptura. Assim, de acordo com os dados sobre a (im)permanência dos estudantes, é coerente afirmar que o sistema adota mecanismos que reinventam a exclusão por meio de decisões, ações e estratégias que, sob o pretexto de mais oportunidades para os vulneráveis, mantém os coletivos da parte que não é reconhecida como parte, na condição de sujeitos políticos secundários, o que se traduz numa injustiça no Estado Democrático de Direito.

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Biografia do Autor

Tânia Maria Dantas Flores, Universidade de Aveiro - Portugal

Doutoranda do Programa Doutoral em Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro (UA) – Portugal; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER); Licenciada em Letras Vernáculas e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); professora do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA; membro do Grupo Interdisplinar de Pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas (GIP-FCH).

Dora Maria Ramos Fonseca , Universidade de Aveiro - `Portugal

Profª orientadora Dora Maria Ramos Fonseca, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (UA, Portugal) e pós-doutora em Administração Educacional pela mesma universidade. É docente, com a categoria de Professor-Auxiliar, no Departamento de Educação e Psicologia e investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (UA, Portugal). 

 

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

DANTAS FLORES, T. M.; RAMOS FONSECA , D. M. . DISRUPTURA E ATROFIA NO PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade: . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022021, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1793. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1793. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos