ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: efetividade e limitações quanto à sua aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1736

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de sociologia, Interdisciplinaridade

Resumo

A Educação Ambiental (EA) surge como uma resposta ao desequilíbrio gerado no meio
ambiente, causado pela atual forma de vida da sociedade capitalista. Partindo desse
preceito, objetivamos analisar os marcos legais e as abordagens teóricas imbricadas na
aplicação da EA no ensino de Sociologia na educação básica. Para tanto, este estudo
descritivo, de natureza qualitativa, baseou-se no seguinte percurso metodológico: (1)
realizou um levantamento e análise das normativas legais que subsidiam a EA na educação
nacional; e (2) investigou a produção bibliográfica relacionada à EA no ensino de Sociologia.
Nossos resultados indicam que os aspectos legais da EA no Brasil determinam que ela deva
ser desenvolvida de forma transversal e interdisciplinar, no entanto, não fornecem subsídios
suficientemente sólidos quanto à sua efetivação no ensino de Sociologia. As leis e políticas
vigentes não direcionam, de forma clara, como os temas transversais devem ser aplicados.
Neste estudo, identificamos, ainda, que a produção bibliográfica que relaciona a EA e o
ensino de Sociologia é relativamente escassa. Na análise desta produção, constatamos que
as abordagens teóricas são diversas, embora seja possível destacar algumas categorias
principais, quais sejam: Consciência ambiental; Crise socioambiental; Mudança de
paradigma e Teoria da complexidade.

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Biografia do Autor

Kleberson Almeida de Albuquerque , Universidade do Estado do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da
Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA); graduado em Ciências Sociais pela
Universidade Federal do Pará (UFPA); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e
Ensino de Ciências na Amazônia (GEPEECA).

Eberton da Costa Moreira, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável no Programa de Pós-
Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA/Embrapa Amazônia Oriental). Graduado em
Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Vergas Vitória Andrade da Silva , Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do
Pará (EA/UFPA).

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Publicado

2022-03-18

Como Citar

ALMEIDA DE ALBUQUERQUE , K.; DA COSTA MOREIRA, E.; ANDRADE DA SILVA , V. V. . ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: efetividade e limitações quanto à sua aplicação: . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022024, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1736. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1736. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos