ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: efetividade e limitações quanto à sua aplicação
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1736Palavras-chave:
Educação ambiental, Ensino de sociologia, InterdisciplinaridadeResumo
A Educação Ambiental (EA) surge como uma resposta ao desequilíbrio gerado no meio
ambiente, causado pela atual forma de vida da sociedade capitalista. Partindo desse
preceito, objetivamos analisar os marcos legais e as abordagens teóricas imbricadas na
aplicação da EA no ensino de Sociologia na educação básica. Para tanto, este estudo
descritivo, de natureza qualitativa, baseou-se no seguinte percurso metodológico: (1)
realizou um levantamento e análise das normativas legais que subsidiam a EA na educação
nacional; e (2) investigou a produção bibliográfica relacionada à EA no ensino de Sociologia.
Nossos resultados indicam que os aspectos legais da EA no Brasil determinam que ela deva
ser desenvolvida de forma transversal e interdisciplinar, no entanto, não fornecem subsídios
suficientemente sólidos quanto à sua efetivação no ensino de Sociologia. As leis e políticas
vigentes não direcionam, de forma clara, como os temas transversais devem ser aplicados.
Neste estudo, identificamos, ainda, que a produção bibliográfica que relaciona a EA e o
ensino de Sociologia é relativamente escassa. Na análise desta produção, constatamos que
as abordagens teóricas são diversas, embora seja possível destacar algumas categorias
principais, quais sejam: Consciência ambiental; Crise socioambiental; Mudança de
paradigma e Teoria da complexidade.
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