PERIODIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1732

Palavras-chave:

Periodização Curricular, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Este texto delineia alguns apontamentos sobre a periodização curricular na educação escolar. Analisa a relação entre a produção do objeto curricular e o tratamento do tempo no processo de trabalho educativo a partir da pedagogia histórico-crítica. Como resultado, por um lado, elaborou-se um plano de generalização para orientar teórico-metodologicamente a investigação sobre a periodização curricular na educação escolar a partir da pedagogia histórico-crítica; por outro, analisou-se a relação social que constitui a periodização curricular e configurou-se alguns de seus componentes no processo de trabalho educativo na educação escolar.

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Biografia do Autor

Antonio Leonan Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2021) com investigação sobre a Periodização curricular na educação escolar. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2015), com estágio sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP -2013) com investigação sobre a atividade de ensino na educação física, particularmente a relação entre conteúdo e forma, em que sistematiza fundamentos para qualificar o debate sobre o objeto de ensino na educação física escolar numa concepção omnilateral da formação humana. Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2008) com estudo sobre a educação em acampamentos de reforma agrária. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - 2002). Atualmente é professor permanente do Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve estudos sobre Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo, Desenvolvimento Humano e Sociedade com base em fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e pedagógicos, a partir da concepção materialista e dialética da história, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica; na educação física escolar toma como referência a metodologia crítico-superadora no que a aproxima da concepção histórico-crítica, sobre a qual tem contribuído com o desenvolvimento a partir da crítica de seus pressupostos ontológicos, gnosiológicos e axiológicos. Tem orientado estudantes de mestrado no IF Baiano e co-orientado estudantes de mestrado e doutorado na UFBA, bem como participado de bancas examinadoras de dissertações e teses. Há dezenove anos vem se dedicando à educação com aprofundamento sucessivo de estudos, pesquisas e intervenção na gestão e no ensino da educação básica (em todos os níveis), na educação superior e pós-graduação.

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

ALVES FERREIRA, A. L. PERIODIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022012, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1732. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1732. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos