DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Dados, Ensino e aprendizagem, Ciência Aberta.Resumo
O artigo problematiza o uso e a gestão de dados no âmbito educacional, evidenciando desdobramentos, implicações e desafios referentes à realização de pesquisas. Para tal, apresenta-se uma proposta metodológica que articula os pressupostos da Linguística de Corpus e da Abordagem Orientada por Dados, com o objetivo de auxiliar na coleta, gerenciamento e análise. As reflexões evidenciam a necessidade de uma nova cultura no fazer científico, com base no uso de recursos tecnológicos e estratégias que possam contribuir para a realização de pesquisas nas áreas de Ensino e Educação, nos âmbitos epistemológico e metodológico. Também demonstram a relevância da abertura dos dados educacionais, visando a fortalecer o acesso, o compartilhamento, a transparência, a redução do tempo de coleta, o impacto social, a reutilização e a potencial adaptação para o ensino, possibilitando a criação de produtos educacionais e novas oportunidades de aprendizagem, de maneira inclusiva e equitativa.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Dados. Ensino-aprendizagem. Ciência Aberta.
Downloads
Referências
AIELLO-SINDONI, M. Dificultades en el aprendizaje de la metodología de la investigación Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 2, n. 3, 2009, p. 141-155. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2810/281021558008.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERBER SARDINHA, Tony. Linguística de corpus. Barueri, São Paulo: Editora: Manole, 2004.
BERBER SARDINHA, T.; SHEPHERD, T. M. G. O Corpus, novas tecnologias e mídias no ensino de inglês: para uma pedagogia do terceiro milênio. In: BERBER SARDINHA, T. et al. Tecnologias e Mídias no Ensino de Inglês: o corpus nas receitas. São Paulo: Macmillan, 2012, p. 6-14.
BRAVIN, C.; PIEVI, N. Documento Metodológico Orientador para la Investigación Educativa. Coordinación de Investigación del INFD, Argentina, 2008.
CALLAGHAN, S. Research Data Publication: Moving Beyond the Metaphor. Data Science Journal, v. 18, n.39, 2019, p. 1–7.
CHARAUDEAU, P. “Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática”. Revista Diadorim, v.10, 2011, p. 1-23. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/3932/15637. Acesso em: 15 fev. 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FERREIRA, L. A.; RODRIGUES, R. L.; SOUZA, R. N. P. M. Dados Abertos Educacionais Brasileiros: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32, 2021, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 1186-1195. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18141/17975
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREITAG, R. M. K. et al. Desafios da gestão de dados linguísticos e a Ciência Aberta. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, 2021, p. 1-19. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/307. Acesso em: 15 fev. 2022.
FREITAS, M. F. Q.; SOUZA, J. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, 2018, p. 9-18.
GUY, M. The Open Education Working Group: Bringing People, Projects and Data Together. In: MOUROMTSEV, D.; D'AQUIN, M. (Orgs.). Open Data for Education: Linked, Shared, and Reusable Data for Teaching and Learning. Suíça: Springer, 2016, p.166-187.
JOHNS, T. Should you be persuaded: two samples of data-driven learning materials. In: JOHNS, T.; KING, P. Classroom concordancing. Birmingham, England: Centre for English Language Studies, University of Birmingham,1991, p. 1-16.
LAROCCA, P.; ROSSO, A. J.; SOUZA, A. P. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária.
Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 3, 2005, p. 118-133. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62/59. Acesso em: 1 fev. 2022.
LEMUS-DELGADO, D.; PEREZ NAVARRO, R. Ciencia de datos y estudios globales: aportaciones y desafíos metodológicos. Colombia Internacional, n.102, 2020, p.41-62. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rci/n102/0121-5612-rci-102-41.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
MATTAR, J., SOUZA, A. L. M.; BEDUSCHI, J. O. Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas. Educação, formação e tecnologias. v. 10, n.1 p. 3-19. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/573/262. Acesso em: 15 fev. 2022.
MÉNDEZ, E. Open science por defecto. la nueva normalidad para la investigación. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, Vol. 197, n.799, 2021, p. 1-20. Disponível em: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/2402/3600. Acesso em: 15 fev. 2022.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v.15, n.4, 2011, p. 731-747. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/874. Acesso em: 15 mar. 2022.
PINTO, P. S. B.; DE PAULA, M. M.; ALVES, F. J. S. A relação entre as experiências com a pesquisa científica nos cursos de graduação e as dificuldades para elaboração de artigos no mestrado acadêmico. SINERGIA, v.14, n.1, 2010, p. 21-33. Disponível em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1796. Acesso em: 11 mar. 2022.
ROCHA, J. M. P. Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE. Revista do GEL, v. 14, n. 3, 2017, p. 135-153. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1897. Acesso em: 11 mar. 2022.
SALES, L.; SAYÃO, L. F. Uma proposta de taxonomia para dados de pesquisa. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2019, p. 31-48. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26337. Acesso em: 3 fev. 2022.
SANTOS, B. R.; SILVA, C. C.; MATTAR, J. Gamificação no ensino dos princípios da metodologia científica. Revista Sapere, 2017, p. 107-125. Disponível em: https://www.revistasapere.inf.br/site2/artigos/fael/08%20Santos. Acesso em: 3 fev. 2022.
SCHLOSSER, D. F.; FRASSON, A. C., CANTORANI, J. R. H. Softwares livres para análise de dados qualitativos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019, p. 539-550. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9550. Acesso em: 3 fev. 2022.
SILVA, R. G.; COELHO, I. M. W. S. C. Banco de Dados Linguísticos Reci – Corpus escrito. DVD (PDF) Digital, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YekKfpwDUZ23VMZG-mOqE1PWZmUmOQ_w/view. Acesso em: 10 jan. 2022.
SIRVENT, M. T. El proceso de investigación. Las dimensiones de la metodología y la construcción del dato científico. Ficha I. Universidade Nacional de Buenos Aires, Buenos Aires,1995.
SIRVENT, M. T. Cuadro comparativo entre lógicas según dimensiones del diseño de investigación. Ficha III. Universidade Nacional de Buenos Aires, Buenos Aires, 1999.
SIRVENT, M. T. El proceso de investigación. Investigación y Estadística Educacional I. Ficha de Cátedra, 2007.
THE UNITED NATIONS. A World that Counts Mobilising the Data Revolution for Sustainable Development, 2014. Disponível em: https://www.undatarevolution.org/wp-content/uploads/2014/12/A-World-That-Counts2.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).