DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Dados, Ensino e aprendizagem, Ciência Aberta.

Resumo

O artigo problematiza o uso e a gestão de dados no âmbito educacional, evidenciando desdobramentos, implicações e desafios referentes à realização de pesquisas. Para tal, apresenta-se uma proposta metodológica que articula os pressupostos da Linguística de Corpus e da Abordagem Orientada por Dados, com o objetivo de auxiliar na coleta, gerenciamento e análise. As reflexões evidenciam a necessidade de uma nova cultura no fazer científico, com base no uso de recursos tecnológicos e estratégias que possam contribuir para a realização de pesquisas nas áreas de Ensino e Educação, nos âmbitos epistemológico e metodológico. Também demonstram a relevância da abertura dos dados educacionais, visando a fortalecer o acesso, o compartilhamento, a transparência, a redução do tempo de coleta, o impacto social, a reutilização e a potencial adaptação para o ensino, possibilitando a criação de produtos educacionais e novas oportunidades de aprendizagem, de maneira inclusiva e equitativa.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Dados. Ensino-aprendizagem. Ciência Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutorado em Linguística. Professora do Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Referências

AIELLO-SINDONI, M. Dificultades en el aprendizaje de la metodología de la investigación Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 2, n. 3, 2009, p. 141-155. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2810/281021558008.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERBER SARDINHA, Tony. Linguística de corpus. Barueri, São Paulo: Editora: Manole, 2004.

BERBER SARDINHA, T.; SHEPHERD, T. M. G. O Corpus, novas tecnologias e mídias no ensino de inglês: para uma pedagogia do terceiro milênio. In: BERBER SARDINHA, T. et al. Tecnologias e Mídias no Ensino de Inglês: o corpus nas receitas. São Paulo: Macmillan, 2012, p. 6-14.

BRAVIN, C.; PIEVI, N. Documento Metodológico Orientador para la Investigación Educativa. Coordinación de Investigación del INFD, Argentina, 2008.

CALLAGHAN, S. Research Data Publication: Moving Beyond the Metaphor. Data Science Journal, v. 18, n.39, 2019, p. 1–7.

CHARAUDEAU, P. “Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática”. Revista Diadorim, v.10, 2011, p. 1-23. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/3932/15637. Acesso em: 15 fev. 2022.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERREIRA, L. A.; RODRIGUES, R. L.; SOUZA, R. N. P. M. Dados Abertos Educacionais Brasileiros: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32, 2021, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 1186-1195. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18141/17975

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAG, R. M. K. et al. Desafios da gestão de dados linguísticos e a Ciência Aberta. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, 2021, p. 1-19. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/307. Acesso em: 15 fev. 2022.

FREITAS, M. F. Q.; SOUZA, J. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, 2018, p. 9-18.

GUY, M. The Open Education Working Group: Bringing People, Projects and Data Together. In: MOUROMTSEV, D.; D'AQUIN, M. (Orgs.). Open Data for Education: Linked, Shared, and Reusable Data for Teaching and Learning. Suíça: Springer, 2016, p.166-187.

JOHNS, T. Should you be persuaded: two samples of data-driven learning materials. In: JOHNS, T.; KING, P. Classroom concordancing. Birmingham, England: Centre for English Language Studies, University of Birmingham,1991, p. 1-16.

LAROCCA, P.; ROSSO, A. J.; SOUZA, A. P. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária.

Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 3, 2005, p. 118-133. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62/59. Acesso em: 1 fev. 2022.

LEMUS-DELGADO, D.; PEREZ NAVARRO, R. Ciencia de datos y estudios globales: aportaciones y desafíos metodológicos. Colombia Internacional, n.102, 2020, p.41-62. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rci/n102/0121-5612-rci-102-41.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

MATTAR, J., SOUZA, A. L. M.; BEDUSCHI, J. O. Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas. Educação, formação e tecnologias. v. 10, n.1 p. 3-19. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/573/262. Acesso em: 15 fev. 2022.

MÉNDEZ, E. Open science por defecto. la nueva normalidad para la investigación. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, Vol. 197, n.799, 2021, p. 1-20. Disponível em: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/2402/3600. Acesso em: 15 fev. 2022.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v.15, n.4, 2011, p. 731-747. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/874. Acesso em: 15 mar. 2022.

PINTO, P. S. B.; DE PAULA, M. M.; ALVES, F. J. S. A relação entre as experiências com a pesquisa científica nos cursos de graduação e as dificuldades para elaboração de artigos no mestrado acadêmico. SINERGIA, v.14, n.1, 2010, p. 21-33. Disponível em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1796. Acesso em: 11 mar. 2022.

ROCHA, J. M. P. Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE. Revista do GEL, v. 14, n. 3, 2017, p. 135-153. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1897. Acesso em: 11 mar. 2022.

SALES, L.; SAYÃO, L. F. Uma proposta de taxonomia para dados de pesquisa. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2019, p. 31-48. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26337. Acesso em: 3 fev. 2022.

SANTOS, B. R.; SILVA, C. C.; MATTAR, J. Gamificação no ensino dos princípios da metodologia científica. Revista Sapere, 2017, p. 107-125. Disponível em: https://www.revistasapere.inf.br/site2/artigos/fael/08%20Santos. Acesso em: 3 fev. 2022.

SCHLOSSER, D. F.; FRASSON, A. C., CANTORANI, J. R. H. Softwares livres para análise de dados qualitativos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019, p. 539-550. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9550. Acesso em: 3 fev. 2022.

SILVA, R. G.; COELHO, I. M. W. S. C. Banco de Dados Linguísticos Reci – Corpus escrito. DVD (PDF) Digital, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YekKfpwDUZ23VMZG-mOqE1PWZmUmOQ_w/view. Acesso em: 10 jan. 2022.

SIRVENT, M. T. El proceso de investigación. Las dimensiones de la metodología y la construcción del dato científico. Ficha I. Universidade Nacional de Buenos Aires, Buenos Aires,1995.

SIRVENT, M. T. Cuadro comparativo entre lógicas según dimensiones del diseño de investigación. Ficha III. Universidade Nacional de Buenos Aires, Buenos Aires, 1999.

SIRVENT, M. T. El proceso de investigación. Investigación y Estadística Educacional I. Ficha de Cátedra, 2007.

THE UNITED NATIONS. A World that Counts Mobilising the Data Revolution for Sustainable Development, 2014. Disponível em: https://www.undatarevolution.org/wp-content/uploads/2014/12/A-World-That-Counts2.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

COELHO, I. M. W. da S. . DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022069, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1762. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos