O LUGAR DA LINGUAGEM EM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR DE INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2019Palavras-chave:
Práticas de linguagem. Inovações metodológicas. Práticas transdisciplinares.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o lugar da linguagem em um contexto de inovação metodológica na educação superior em engenharia. Os dados provêm de entrevistas realizadas com professores e acadêmicos que participaram de projetos curriculares pautados na metodologia PBL (Project Based Learning) no MIEGI (Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial) da Universidade do Minho. Os movimentos analíticos são empreendidos a partir da concepção da Análise Dialógica do Discurso, sob a ótica teórica do Círculo de Bakhtin, dos Novos Estudos do Letramento e das Teorias Ativas de Aprendizagem. As análises sinalizam que, quando a formação é pautada em metodologias ativas, as práticas de linguagem ganham um lugar de destaque empreendido de forma coletiva – para além das margens disciplinares – processual, integrada e complexa na formação de engenheiros.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BOOTH, I. A. S.; VILLAS-BOAS, V.; CATELLI, F. Mudanças paradigmáticas dos professores de engenharia: ponto de partida para o planejamento do processo de ensinar. In: OLIVEIRA, V. F. et al (org.) Educação, mercado e desenvolvimento: Mais e melhores engenheiros. São Paulo: ABENGE, 2008.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de: Activité langagière, textes et discours: pour un interactionisme socio-discursif. São Paulo: EDUC, 2003. 353 p.
DOLZ, J. et al. A exposição oral. In: SCHEEWLY B.; DOLZ, J. (orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. de L. Perspectivas sobre letramento (s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan./abr., 2011.
GEE, J. P. La ideologia em los Discursos: linguística social y alfabetizaciones. Tradução do castelhano de Pablo Manzano. Madri: Ediciones Morata, 2005.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
MARTINS FILHO, P. D.; SILVEIRA, M. H. Sobre projeto, métodos e qualidade na formação de engenheiros. In: OLIVEIRA, V. F. et al (org.) Educação, mercado e desenvolvimento: Mais e melhores engenheiros. São Paulo: ABENGE, 2008.
MORAIS, M. de F. A utilização de métodos participativos no ensino de engenharia de produção: o caso do curso de engenharia de produção agroindustrial da FECILCAM. In: IV EPCT Encontro de produção científica e tecnológica, 2009.
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do Português. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000, 1037 p.
OLIVEIRA, E. F. O. Letramento acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos no Ensino Superior. II Encontro Memoria: nossas letras, nossas histórias. Mariana – MG, 2009. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/memorial/trab2/l113.pdf
PEREIRA, E. M. de A. Currículo Universitário: o que pensam os docentes? In: 33ª Reunião Nacional da ANPED, 2010.
SCHLICHTING, Thais de Souza. O professor como agente de letramento em contexto de aprendizagem ativa na educação superior em engenharia. Estudos da Lingua(gem), v. 16, n. 2, p. 121-133, dez. 2018.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Thais Schlichting
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).