EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA CULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1805Palavras-chave:
Experimentação no ensino de Química, Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial docenteResumo
Este artigo aborda a influência de projetos extracurriculares de ensino sobre as concepções de experimentação em atividades de estágio curricular supervisionado de licenciandos em química de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Fundamentados na concepção sociocultural de ferramenta cultural, descrevemos de que maneira os licenciandos internalizaram as concepções sobre experimentação, em uma direção mais didática ou técnica. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), analisaram-se as falas dos licenciandos em uma apresentação de seminário a partir de categorias emergentes. Observamos que os licenciandos que participaram de projetos extracurriculares de ensino na graduação apresentaram a maior parte de suas falas em categorias consideradas didáticas. De maneira semelhante, licenciandos que participavam do segundo ano de estágio curricular supervisionado também apresentaram mais falas direcionadas a aspectos didáticos, comparado a licenciandos ainda no primeiro ano de estágio. Com isso, constatamos que a participação de licenciandos em estágios curriculares supervisionados e projetos extracurriculares de ensino modifica sensivelmente suas concepções em uma direção didática.
Downloads
Referências
BADIA, Antoni; SEGUÉS, Teresa; SOLER-CAMPO, Sandra. Building teachers’ voices on teaching in a research-informed teaching course. Journal of Education for Teaching, p. 1-13, 2021.
BEGO, A. M.; OLIVEIRA, R. C.; CORRÊA, R. G. O papel da Prática como Componente Curricular. Química Nova na Escola, v. 39, n. 3, p. 250-260, 2017.
BOGDAN, R. S.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma
introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
CABRAL, Wallace Alves; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. pensando as práticas de escrita na disciplina de estágio Supervisionado em química: com a palavra, os estagiários. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 161-174, 2016.
COSTA, Franciellen Rodrigues da Silva; CAMARGO, Sérgio. OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Exitus, v. 11, p. e020156-e020156, 2021.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013.
DUARTE, Marcia; REZENDE, Flávia. Construção discursiva na interação colaborativa de estudantes com um sistema hipermídia de biomecânica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, p. 399-419, 2008.
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, RC de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
FRANCISCO JR, Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio R. Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química nova na Escola, v. 30, n. 4, p. 34-41, 2008.
FROZZA, Edson; DOS SANTOS PASTORIZA, Bruno. Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 12, n. 35, p. 64-90, 2021.
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Quimica Nova, v. 27, n. 2, 326-331, 2004.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 227-254, 2005.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GAUCHE, R. et al. Formação de Professores de Química: Concepções e Proposições. Química Nova na Escola, n. 27, 2007.
GIORDAN, Marcelo; SILVA-NETO, Arcelino Bezerra; AIZAWA, Alexandre. Relações entre gestos e operações epistêmicas mediadas pela representação estrutural em aulas de química e elas implicações para a produção de significados. Química Nova na Escola, v. 37, número especial 1, p. 82-94, 2015.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 219-238, 2006.
GUIMARÃES, Thiago Santos; MASSENA, Elisa Prestes. Constructing integrative scenarios in a community of practice in the context of the supervised internship in Chemistry. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.
KAUFMANN, Odd Tore. Students´ reasoning on multiplication in primary school classroom context. Journal of Research in Mathematics Education, v. 8, n. 1, p. 6-29, 2019.
KREITLER, Hans; KREITLER, Shulamith. The role of the experiment in science education. Instructional Science, v. 3, n. 1, p. 75-88, 1974.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/Prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MAAR, J. H. Aspectos históricos do ensino superior de química. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 33-84, 2004.
MOCELLIN, Ronei Clécio. Existe um estilo químico de raciocinar? In: Chibeni, S. S.; Zaterka, L; Ahumada, J.; Letzen, D.; Silva, C. C.; Martins, L. A. C. P.; Brito, A. P. O. P. M. Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur, p. 46, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n. 1, p. 117-128, 2006.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PINHEIRO, Paulo. Aumentando o interesse do alunado pela química escolar e implantação da nova proposta curricular mineira: desenvolvimento e resultados de projeto seminal realizado no PIBID-UFSJ. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 173-183, 2012.
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica. Revista Exitus, v. 2, n. 2, p. 19-31, 2012.
SÁ, Carmen Silvia da S.; SANTOS, Wildson Luiz P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: O papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, v. 39, p. 104-111, 2016.
SCHUMMER, Joachim. The philosophy of chemistry: From infancy towards maturity. In: D. Baird, E. Scerri, L. MacIntyre (eds.), Philosophy of Chemistry: Synthesis of a New Discipline (Boston Studies in the Philosophy of Science series), Dordrecht (Kluwer), 2004.
SEGAL, Aliza; LEFSTEIN, Adam; VEDDER-WEISS, Dana. Appropriating protocols for the regulation of teacher professional conversations. Teaching and Teacher Education, v. 70, n. 1, p. 215-226, 2018.
SEMENSATE, Amanda Pini; DA SILVEIRA, Marcelo Pimentel; WARTHA, Edson José. O discurso do professor de química sobre a experimentação. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 257-273, 2020.
SILVA, Osmair Benedito da; QUEIROZ, Salete Linhares. Mapeamento da pesquisa no campo da formação de professores de química no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 62-93, 2016.
SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 141-162, 2016.
SOYSAL, Yılmaz. Establishing the norms of the Vygotskian teaching in the science classroom. Ilkogretim Online, v. 19, n. 3, 2020.
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017.
STAVHOLM, Emelie; LAGERLÖF, Pernilla; WALLERSTEDT, Cecilia. Appropriating the concept of metacommunication: An empirical study of the professional learning of an early childhood education work-team. Teaching and Teacher Education, v. 102, p. 103306, 2021.
STRAND, Gro Marte. Experiencing the transition to lower secondary school: Students’ voices. International Journal of Educational Research, v. 97, p. 13-21, 2019.
TRAZZI, Patrícia Silveira da Silva; OLIVEIRA, Ivone Martins. A ação mediada no processo de formação dos conceitos científicos de fotossíntese e respiração celular em aulas de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 121-136, 2016.
VASCONCELOS, F. C. G. C.; SILVA, J. R. R. T. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 219-234, 2020.
VASCONCELLOS, Maura Maria; BERBEL, Neusi Aparecida; OLIVEIRA, Cláudia. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, 2009.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WERTSCH, James V. La mente en acción. 1a ed. Buenos Aires: Aique, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jackson Gois, Teily Cristiane Bento Mosconi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).