O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE DO ESTADO MODERNO: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1694Palavras-chave:
Estado, Gerencialismo, Formação de professoresResumo
Este artigo abordou a formação de professores no Brasil à luz da teoria weberiana, situando a profissão docente na esfera do modelo burocrático de administração, e dialogando com as provocações de Bresser-Pereira sobre as possibilidades de reformas do Estado, tendo como referência a perspectiva republicana. A partir das discussões desses autores, nos debruçamos sobre a configuração das políticas de formação docente delineadas a partir das reformas educacionais dos anos 1990, cujo cenário foi complexo e contraditório, especialmente no que se refere às transformações no mundo do trabalho. Abordamos, ainda, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), uma política pública do governo federal que tem o objetivo de formar os docentes que já atuam nas escolas públicas, mas que ainda não possuem o diploma exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entendemos que esse programa, ao tentar enquadrar esses profissionais na estrutura legal-formal do Estado Brasileiro, pode ilustrar o caráter regulador do Estado moderno na perspectiva da dominação racional, segundo a teoria de Weber.
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