O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE DO ESTADO MODERNO: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1694

Palavras-chave:

Estado, Gerencialismo, Formação de professores

Resumo

Este artigo abordou a formação de professores no Brasil à luz da teoria weberiana, situando a profissão docente na esfera do modelo burocrático de administração, e dialogando com as provocações de Bresser-Pereira sobre as possibilidades de reformas do Estado, tendo como referência a perspectiva republicana. A partir das discussões desses autores, nos debruçamos sobre a configuração das políticas de formação docente delineadas a partir das reformas educacionais dos anos 1990, cujo cenário foi complexo e contraditório, especialmente no que se refere às transformações no mundo do trabalho. Abordamos, ainda, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), uma política pública do governo federal que tem o objetivo de formar os docentes que já atuam nas escolas públicas, mas que ainda não possuem o diploma exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entendemos que esse programa, ao tentar enquadrar esses profissionais na estrutura legal-formal do Estado Brasileiro, pode ilustrar o caráter regulador do Estado moderno na perspectiva da dominação racional, segundo a teoria de Weber.

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Biografia do Autor

Lorena Lins Damasceno, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação; Universidade de Brasília - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UnB).

Adriana Rezende Vargas, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação da Universidade de Brasília – UnB, na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE; Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de Pesquisa em Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA; Especialista em Gestão Escolar e em Psicopedagogia pela Universidade de Brasília; graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Daniela Ribeiro Guimarães Mendes, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação da Universidade de Brasília – UnB, na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE; Mestre em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília; e graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2022-01-19

Como Citar

LINS DAMASCENO, L.; REZENDE VARGAS, A.; RIBEIRO GUIMARÃES MENDES, D. . O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE DO ESTADO MODERNO: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022014, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1694. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1694. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos