REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: o que diz a bibliografia acadêmica brasileira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1641

Palavras-chave:

Internet, Crianças 5-10 anos, Cibercultura

Resumo

COMUNICADO SOBRE ARTIGO JÁ PUBLICADO EM OUTRO PERIÓDICO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Raquel da Rocha Sarmento Ferraz, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela UFAL.

 

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pela UFAL. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Brasil. (SEDUC/AL). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Brasil (PPGE/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Ética e Educação (SaMEEduc). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

 

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Professora Associado II da UFAL lotada no Centro de Educação (CEDU). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Brasil (PPGE/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Ética e Educação (SaMEEduc).

Referências

ANJOS, Cleriston Izidro dos. Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis. 2015. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1641. Acesso em: 16 ago. 2018.

BARRA, Sandra Marlene; SARMENTO, Manuel Jacinto. Os saberes das crianças e as interações na rede. Zero-a-seis, v. 8, n. 14, p. 1-20, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1776. Acesso em: 08 abr. 2018.

BRITO, Rita; DIAS, Patrícia. Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros. Observatorio (OBS*), v. 11, n. 2, p. 72lpage= 90, 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-59542017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 07 jun. 2018.

COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 897-916, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/29078. Acesso em: 10 jan. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativas de população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: hftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2017/estimativa_TCU_2017_20180618.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.

KEMEC, Flávia Pacheco; FORNO, Gedson Mario Borges Dal. O uso das mídias na prática docente: um estudo a partir da Escola de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas crianças. Psicologia em revista, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682015000200006. Acesso em: 06 jun. 2018.

MONTEIRO, Ana Francisca. A Internet na vida das crianças: como lidar com perigos e oportunidades. In: Actas do Challenges 2007, V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 2007. p. 522-526. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31923039/Challenges2007.pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.

PAIVA, Natália Moraes Nolêto de; COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos. 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018.

PEREIRA, Helena Luísa; BARBOSA, Jaqueline Santos, NASCIMENTO, Matheus Augusto Modesto. Adulto Saudável: Educando desde a Infância, 2015. Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~bibliotecajoi/arquivos/pi/enfermagem2015/170979.pdf. Acesso em: 17 mai. 2018.

PEREIRA, Suzana Cláudia Pessoa; SILVA, Joseilda Maria da. O estímulo ao consumo infantil pela mídia e publicidade. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16435. Acesso em: 20 jan. 2019.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.

UNITED NATIONS INTERNATIONAL CHILDREN'S EMERGENCY FUND (UNICEF). NIÑOS em un mundo digital. Revista Unicef Estado mundial de la infância, 2017. Disponível em: http:// https://www.unicef.org/paraguay/spanish/UN0150440.pdf. Acesso em 11 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

FERRAZ, A. R. da R. S.; FERREIRA, A. R.; FRANCISCO, D. J. REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: o que diz a bibliografia acadêmica brasileira?. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. xxxxxxx, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1641. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1641. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos