ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699

Palavras-chave:

América Latina, Movimentos Estudantis, Ocupação da Escola

Resumo

Trata-se de um artigo que faz uma revisão bibliográfica de obras que narram experiências do Movimento Estudantil para localizar, em seu interior, os processos de ocupação da escola. O argumento principal é que as ocupações das escolas realizadas no Brasil em 2015 e 2016 têm nexos e continuidades a partir de outras ações da mesma natureza em outros países da América Latina, especialmente nos casos chileno e argentino. As aproximações se dão por características comuns do espaço latino e por fenômenos particulares do movimento estudantil que evidenciam uma tradição continuada nos casos analisados. Por fim, ao indicar tais articulações, procura-se enfatizar, nas características comuns, potenciais educativos e formativos das ocupações das escolas.

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Biografia do Autor

Fernando José Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Pedagogo, mestre e doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Campus de Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil.

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

JOSÉ MARTINS, F. ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022018, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1699. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos