ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699

Palavras-chave:

América Latina, Movimentos Estudantis, Ocupação da Escola

Resumo

Trata-se de um artigo que faz uma revisão bibliográfica de obras que narram experiências do Movimento Estudantil para localizar, em seu interior, os processos de ocupação da escola. O argumento principal é que as ocupações das escolas realizadas no Brasil em 2015 e 2016 têm nexos e continuidades a partir de outras ações da mesma natureza em outros países da América Latina, especialmente nos casos chileno e argentino. As aproximações se dão por características comuns do espaço latino e por fenômenos particulares do movimento estudantil que evidenciam uma tradição continuada nos casos analisados. Por fim, ao indicar tais articulações, procura-se enfatizar, nas características comuns, potenciais educativos e formativos das ocupações das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando José Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Pedagogo, mestre e doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Campus de Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil.

Referências

BELTRÁN, M.; FALCONI, O. La toma de escuelas secundarias en la ciudad de Córdoba: condiciones de escolarización, participación política estudiantil y ampliación del diálogo social. Propuesta educativa, vol. 20, n. 35, p. 27-40, 2011

BORRI, C. El Movimiento Estudiantil En Chile (2001-2014). La renovación De La educación Como Aliciente Para El Cambio político-Social. Altre Modernità, Número especial. (abril), p. 141-160, 2016.

CAMPODONICO, R. H. El movimiento estudiantil secundario chileno de mayo/junio de 2006. Educere: Revista Venezolana de Educacion, Vol. 11, n. 37, p. 271-281, 2007.

CAMPOS, A. M. Escolas de luta, ladrões de merenda: dois momentos das ocupações de escolas em São Paulo. In: MEDEIROS, J.; JANUÁRIO, A.; MELO, R. (Orgs). Ocupar e Resistir: Movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016). São Paulo: Editora 34. 2019, pp. 79-102

CAMPOS, A. M.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, M. M. Escola de Luta. São Paulo: Veneta, 2016.

CARVALHO, I. C. M.; MEDAETS, C.; MEZIÉ, N. “Uma aula assim muito forte”: aprendizagem, escola e ritual em tempos de ocupação. Psicologia Política, Vol. 19, n. 45 (mai-ago), p. 244-260, 2019.

CASTELLO, V. A.; ARIAS, L. A.; VACCHIERI, E. S. La toma de escuela como acontecimiento: un análisis desde la participación juvenil. In: PAULIN, H.; TOMASINI, M. (coords) Jóvenes y escuela: relatos sobre una relación compleja. Córdoba: Brujas, 2014.p.235-260.

CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança: Movimentos Sociais na Era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTRO, M. M.; AMARAL, D. P. Estudantes em cena: a ocupação como estratégia política pela gestão democrática no Rio de Janeiro. e-Mosaicos, vol. 8, n. 17, p.1-18, 2019.

COLECTIVO DIATRIBA; OPECH/CENTRO ALERTA. Trazas de Utopía. La experiencia de autogestión de cuatro liceos chilenos durante 2011. Santiago: Quimantú, 2011.

CORTI, A. P. O.; CORROCHANO, M. C.; SILVA, J. A. Ocupar e resistir: a insurreição dos estudantes paulistas. In: COSTA, A. A. F.; GROPPO, L. A. (orgs) O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, p.121-144.

COSTA, A. A. F.; GOMES, J. B.; OLIVEIRA, L. A. Discursos e memórias da ocupação estudantil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: COSTA, A. A. F.; GROPPO, L. (orgs) O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores. 2018, p.263-293.

COSTA, L. B.; SANTOS, M. M. Espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre: o apoio mútuo como base da inteligência coletiva. ETD - Educação Temática Digital, vol. 19, n. 1, p. 49-72, 2017.

ENRIQUE, I. Movilización estudiantil en la Ciudad de Buenos Aires: aportes para el análisis. Boletín de Antropología y Educación, n.1, p. 5-10, 2010.

GROPPO, L. A. O novo ciclo de ações coletivas juvenis no Brasil. In: COSTA, A. A. F.; GROPPO, L. A. (orgs) O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores. 2018, pp.84-118

GUARNACCIA, S. El rol y el simbolismo de las tomas dentro del movimiento estudiantil de 2011. Independent Study Project Collection, n. 1164, p.1-43, 2012.

HAGEMEYER, R. R. 1968: O Ano da Derrubada do Ensino Pago no Paraná. In MARTINS FILHO, J. R. (Org.). 1968: Faz 30 anos. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 95-128.

HARVEY, D. Neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

LABBÉ, J. F. Politización estudiantil y rol de la toma en las movilizaciones de 2011. Revista Temas Sociológicos. n.24, pp. 159-193, 2019.

LARRONDO, M. El movimiento estudiantil secundario en la argentina democrática: un recorrido posible por sus continuidades y reconfiguraciones. Provincia de Buenos Aires, 1983-2013. Ultima Década, n. 42, p. 65-90, 2015.

MARINI, R. M. O movimento estudantil na América Latina. Revista Movimentos Sociais, n.1, p, 169-160, 2016.

MARTINS, F. J. Das origens da ocupação da escola: o caso do MST.” e-Mosaicos, v. 6, n.12, p. 22-32, 2017.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MEDEIROS, J.; JANUÁRIO, A.; MELO, R. (Orgs). Ocupar e Resistir: Movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016). São Paulo: Editora 34, 2019.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NAVARRO-GUTIÉRREZ, M. "Tomando en Cuenta: Perspectivas sobre las Tomas del Movimiento Estudiantil Chileno. Independent Study Project Collection, n. 2467, p.1-28, 2016.

PACHECO, C. S.; SALLAS, A. L. F. Relato de Experiência - E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas. Práxis Educativa. Vol. 14, n. 3, p. 1121-1137, 2018.

PENISSAT, É. Occupations de locaux. In: FILLIEULE, O.; MATHIEU, L.; PÉCHU, C. (Orgs.). Dictionnaire des mouvements sociaux. Paris: Presses de Sciences, 2019, pp.386-393.

QUEIROZ, D. F. S.; BORTOLON, P. C.; ROCHA, R. C. M. As Ocupações Estudantis e a Reinvenção do Espaço Escolar facilitadas pelas tecnologias interativas. Education policy analysis archives, v.25, n.104, p. 1-25, 2019.

RIBEIRO, R. A.; PULINO, L. H. C. Z. Brasil - as ocupações de escolas brasileiras da rede pública pelos secundaristas: contextualização e caracterização. Revista de Psicologia Política. V. 19, n.45, p. 286-300, 2019.

RIBEIRO, R. A. Ocupações de escolas públicas no DF em 2016: uma construção a partir da (com) vivência com estudantes. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2020.

ROMANCINI, R.; CASTILHO, F. Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet! política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Vol. 40, n. 2, p. 93-110, 2017.

ROMO, A. D. Constantes en los movimientos estudiantiles latinoamericanos: Aproximación a partir del caso chileno de 2011. Revista Historia de la Educación Latinoamericana vol. 19, n. 28, p.71-90, 2017.

ROMO, A. D. Movimientos estudiantiles en América Latina (1918-2011): aproximación historiográfica a sus rasgos compartidos. Revista Brasileira de História, vol. 40, n. 83, p. 235-258, 2020.

ROMO, A. D.; MÜHLENBROCK, R. C. La dimension social do movimento estudantil de Córdoba de 1918. Izquierdas, n. 33, p. 42 -65, 2017.

SANTOS, O. R. Movimento estudantil de ocupação das escolas: principais aspectos políticos e jurídicos das experiências de São Paulo e do Paraná. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu, 2019.

SERÓN, C. J. R.; ROJAS, D. O. G. Revolución Pingüina: Caracterización del caso y descripción de los usos dados a las Tecnologías de la Información y Comunicación. Universidad Austral de Chile, Valdivia: 2008.

SÓLIS, L. R. Para comprender el movimiento estudiantil en Chile. Educere: Revista Venezolana de Educacion. Vol. 15, n.52, p.581- 588, 2011.

ZIBAS, D. "A Revolta dos Pingüins" e o novo pacto educacional chileno. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 199-220, 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

JOSÉ MARTINS, F. ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022018, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1699. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos