A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos

Autores

  • Fabrício Fernando Halberstadt
  • Maria Cecília Pereira Santarosa
  • Isabel Krey Garcia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID924

Resumo

O presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica. 

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

HALBERSTADT, F. F.; SANTAROSA, M. C. P.; GARCIA, I. K. A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 395–424, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID924. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)