Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico

Autores

  • Fabrício Fernando Halberstadt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Modelagem Científica, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

O presente trabalho debruça-se sobre como a relação entre as modelagens científica e matemática tem sido abordada em trabalhos publicados em anais de eventos nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Tem-se por pressuposto de que a construção de modelos científicos geralmente requer algum nível de matematização. Descrevem-se os fundamentos, percursos e resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo bibliográfica, na qual se buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: como são tratados os temas Modelagem Científica e Modelagem Matemática e suas relações em eventos nas áreas da Educação Matemática e Educação em Ciências? Foram analisados os anais das duas últimas edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – EPMEM, do último Encontro Paraense de Modelagem Matemática – EPAMM, da última Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM e das duas mais recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Verifica-se que os trabalhos sobre modelagem na Educação Matemática analisados, de uma forma geral, não objetivam construir um modelo científico propriamente dito, buscam exclusivamente a construção de um modelo matemático. As modelagens descritas nos trabalhos publicados nas duas edições do ENPEC analisadas visam unicamente à construção dos modelos científicos. Esse resultado mostra a necessidade de pesquisas que possam caracterizar e diferenciar cada um dos processos, e buscar ações interdisciplinares que possam evidenciar as relações conceituais entre a matemática e as ciências, promovendo o avanço da aprendizagem em todos os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Fernando Halberstadt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciêcia e Tecnologia Farroupilha, São Vicente do Sul, RS, Brasil.

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ensino de Física. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Isabel Krey Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ensino de Física. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BARBOSA, J. C. Modelagem e Modelos Matemáticos na Educação Científica. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 69–85, 2009.

BASTOS, T. A.; ROSA, M. Uma experiência de modelagem matemática no desenvolvimento de conceitos de análise combinatória. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 12., 2016, Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BONOTTO, D. L.; SCHELLER, M. Cubagem de madeira com professores de matemática em serviço. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 12., 2016, Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019.

BURAK, D.; ARAGÃO, R. M. R. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: CRV, 2012.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: Tendências e inovações. 10. ed., São Paulo: Cortez, 2011.

CHAVES, R. et al. Etapas da modelagem a partir da animação “Procurando Nemo”. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 12., 2016, Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019.

D’AMBROSIO, U. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 1996.

FERNANDEZ, I. et al. Visiones deformadas de la ciência transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 477-488, 2002.

FERREIRA, M. C.; PEREIRA, L. P. R.; SOUSA, B. N. P. A. Uma atividade de modelagem matemática para a análise da germinação de semente do pepino. In: Encontro Paranaense de Modelagem na educação Matemática, 8., 2018, Cascavel/PR. Anais... Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J. Aprendendo ciências através de modelos e modelagem. In: COLINVAUX, D. (Org.) Modelos e Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.

GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A. Mental models, conceptual models, and modelling. International Journal of Science Education, v. 22 n. 1, p. 1-11, 2000.

GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A. Mental, physical, and mathematical models in the teaching and leraning of physics. Science and Education, v. 86 n. 1, p. 106-121, 2001.

HARRES, J. B. S. Uma revisão nas pesquisas sobre as concepções de professores sobre a Natureza da Ciência e as implicações para o Ensino de Ciências. Investigações no Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, 197-211, 1999.

HUF, S. F.; BURAK, D. Modelagem matemática: reflexões sobre ações dos estudantes e do professor mediante a primeira experiência vivida. In: Encontro Paranaense de Modelagem na educação Matemática, 7., 2016, Londrina/PR. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.

JAPIASSU, I. F. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KLÜBER, T. E. Modelagem matemática: revisitando aspectos que justificam a sua utilização no ensino. In: BRANDT, C. F. ; BURAK, D. ; KLÜBER, T. E. (Org.). Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa: Editora UEPG, cap.5, p. 97-114, 2010.

MONZON, J. M. F.; SILVA, C. R. G. X. Modelagem de fenômenos físicos no ensino de trigonometria. In: Encontro Paranaense de Modelagem na educação Matemática, 8., 2018, Cascavel/PR. Anais... Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.

MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método científico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.10, n. 2, p. 108-117, 1993.

MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências. v. 1, n. 3, p. 193-232, 1996.

______. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. In: Instituto de Física – UFRGS. Burgos: Universidade de Burgos, 2003. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/pesquisaemensino.pdf>. Acesso em 24 jan. 2020.

______. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 7, n. 2, p. 1-20, 2014.

OLIVEIRA, C. A. M.; BONATTO, M. P. O. Vírus e modelagem para a educação em saúde: uma investigação no Parque da Ciência/Museu da Vida/Fiocruz. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

PEIXOTO, B. G.; et al. Modelando a vida: pesquisa para a construção de oficina de modelagem de células no Parque da Ciência/Museu da Vida/ Fiocruz. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 19, n. 1, p. 93-114, 2002.

PISCHING, I.; KÖNIG, R. I.; BÖCKEL, W. J. Os Modelos Matemáticos emergentes a partir de Contas de Água. In: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 7., 2016, Londrina/PR. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.

SANTAROSA, M. C. P. Investigação da aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I. 2013. 382f. Tese (Doutorado em Ensino de Física)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SILVA, B.V.C. A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, 2010.

SOUZA, P. V. T.; SALLES, P.; GAUCHE, R. O uso de modelos qualitativos como recurso didático para o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal/RN. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

TOULMIN, S. La comprensión humana. I El uso colectivo y evolución de los conceptos. Madrid: Alianza Editorial, 1977.

VICENTINI, T.; et al. Museu de ciências e contextualização: um possível caminho para a alfabetização científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

HALBERSTADT, F. F.; SANTAROSA, M. C. P. .; GARCIA, I. K. . Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020067, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)