O alinhamento do pensamento freireano com o ser humano: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia

Autores

  • José Pedro Guimarães da Silva Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5070-9753
  • Maria Julieta Fai Serpa e Sales Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1500

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, Análise Lexical

Resumo

Na envergadura do cenário atual, uma parcela da sociedade atribuiu a Paulo Freire o juízo de doutrinador, questionando suas ideias e supondo que suas obras possuem o intuito de reproduzir um comunismo apontado como chaga, motivo pelo qual este artigo posiciona-se politicamente em defesa deste educador. Mesmo porque, consoante a lógica freireana, o posicionamento é uma atitude política. Nesse intuito, apresentam-se dados que ratificam a preocupação de Paulo Freire com uma Pedagogia pautada em ideais de valorização do ser humano. O objetivo geral direciona-nos a discutir conceitos da Pedagogia Freireana a partir das sete palavras mais frequentes no livro Pedagogia da Autonomia. Com relação à metodologia, esta pesquisa enquadra-se no enfoque qualitativo com a utilização da modalidade de análise lexical, circunscrita ao método de análise de conteúdo. Os dados foram obtidos através da utilização do programa de análise qualitativa Nvivo®, por meio da investigação de frequência de palavras. Por fim, o exame dos dados permitiu-nos debater a dialogicidade entre os sujeitos, conhecimentos e práticas necessários à práxis pedagógica, bem como outros princípios pedagógicos discutidos por Freire. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Guimarães da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará, lotado no CECITEC, Tauá, Ceará, Brasil. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). 

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista CAPES em regime de Dedicação Exclusiva. 

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Referências

ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al. (org.). Formando professores profissionais: quais estratégias, quais competências. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BETTO, F. Por uma educação crítica e participativa. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2018.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, M. A. R. S. Da necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos. Revista Reflexão e Ação, v. 25, n. 2, p. 154-170, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

LIMA, L. C. Crítica da educação indecisa: a propósito da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Revista E-Curriculum, v. 7, n. 3, p. 1-12, 2011.

MELO, G. F. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

POLLI, J. R. Paulo Freire: o educador da esperança. Jundiaí: In House, 2008.

QSR International for NVIVO. Versão 11. [S.l], QSR International, 2015. Disponível em: https://www.qsrinternational.com/nvivo-qualitative-data-analysis-software/support-services/nvivo-downloads. Acesso em: 01 de junho de 2020.

SOUZA, J. F. Prática pedagógica e formação de professores. Recife: EDUFPE, 2009.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Como Citar

SILVA, J. P. G. da .; SALES, M. J. F. S. e .; CAVALCANTE, M. M. D. . O alinhamento do pensamento freireano com o ser humano: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020105, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1500. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1500. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos