Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade

Autores

  • Cleide Francisca de Souza Tano Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade de São Paulo
  • Carlos Lucena Universidade Federal de Uberlândia
  • Robson Luiz de França Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1506

Palavras-chave:

Educação profissional, Empregabilidade, Setor produtivo agroindustrial de Uberlândia

Resumo

Este artigo visa discutir o aparato educacional promovido pelo Estado em prol da empregabilidade e redução das desigualdades sociais, a partir dos anos 2000, em atendimento às demandas do mercado/capital, objetivando melhor compreender as nuanças dessas medidas. É parte integrante da tese de doutorado da autora, defendida em dezembro de 2019, com orientações dos coautores. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, numa perspectiva histórico crítica. O trabalho apresenta considerações sobre o contexto e a historicidade da política de formação do trabalhador, apresentando dados sobre a educação profissional e suas perspectivas, perpassando pela expansão da rede de educação profissional e tecnológica e tratando mais especificamente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM e da relação de seus cursos com o setor agroindustrial de Uberlândia, além de apresentar nuanças da escolarização, remuneração e emprego formal em Uberlândia. Dentre os autores que fundamentam a pesquisa destacam-se Hobsbawm (2015); Batista (2015); Cury (2014); Saviani (2005); Lucena (2014); Fagiani e Previtali (2014); Tano (2016) e Ciavatta (2010). Este trabalho auxilia a melhor compreender as políticas elaboradas pelo Estado, que trazem no seu bojo o argumento de incentivo à empregabilidade e à redução das desigualdades sociais, mas que, na realidade, não poderá mudar o que está posto no tocante ao desemprego, pois no nível do desenvolvimento histórico do sistema capitalista o desemprego é uma característica marcante. Esperamos que este trabalho contribua com reflexões tanto sobre o emprego e sobre o aparato educacional promovido pelo Estado quanto sobre a efetividade das políticas governamentais.

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Biografia do Autor

Cleide Francisca de Souza Tano, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação, Universidade Federal de Uberlândia.

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). 

Carlos Lucena, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação, Universidade Federal de Uberlândia.  

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação, Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

TANO, C. F. de S. .; SANTOS, A. C. O. dos .; LUCENA, C. .; FRANÇA, R. L. de . Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020122, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1506. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1506. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos