Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214

Resumo

A multimodalidade evidenciada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impacta os adolescentes imersos na cultura digital. Contudo, práticas sociais e pedagógicas se distanciam, pois a escola ainda é regida por um sistema que não contempla questões do cotidiano do aluno, nem sua inserção na cibercultura. O objetivo do estudo é analisar como alunos do ensino fundamental representam sua fase de adolescência por meio da linguagem dos memes, os significados que emergem dessas representações e discutir suas implicações pedagógicas com base na Semiótica Social. Foi desenvolvida uma oficina onde 19 alunos (13-15 anos) do 8º ano do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, produziram memes a partir do aplicativo Meme Generator. Os memes foram analisados à luz da Gramática do Design Visual, que apontou prevalência de processos narrativos reacionais (n=17), cujas reações identificadas foram classificadas como: frustração (n=5); dilema (n=4); sarcasmo (n=2); resistência (n=2); baixa autoestima (n=2) e satisfação (n=1). Os demais memes (n=2) utilizaram processo conceitual e processo narrativo acional. Os resultados apontaram marcas de aspectos socioculturais de contextos como escola, amigos, família e futuro, com indicativos de resistência acerca de preconceitos, dúvidas, conflitos, alegria com momentos de lazer e desejos. Destaca-se que as representações de adolescência por meio dos memes foram importantes para evidenciar as questões que permeiam o cotidiano desses alunos e para contribuir com práticas pedagógicas que se aproximem de suas vivências, tornando a aprendizagem mais significativa para esses estudantes.

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Biografia do Autor

Judith Bustamante Bautista, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde /Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ

Diana Ciannella, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde / Técnica em Assuntos Educacionais - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde / UFRJ

Miriam Struchiner, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação / Professora Associada IV - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde / UFRJ

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

BAUTISTA, J. B.; CIANNELLA, D.; STRUCHINER, M. Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020058, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê