A prática da leitura literária: reflexão-ação-transformação por meio de grupo de diálogo coletivo
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1289Resumo
Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada “Os desafios da leitura literária no ensino médio: (re)descobrindo caminhos”. Na investigação, buscou-se identificar as principais causas que levaram os alunos do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária do IFRO – campus Colorado do Oeste/RO a apresentar rejeição pela leitura literária para, assim, intervir com práticas pedagógicas que contribuam para a formação do leitor. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa e pela pesquisa-ação, na medida em que esta se constitui como ação reflexiva que pode levar à transformação da realidade. Atuou-se dinamicamente nos problemas por meio de um trabalho em conjunto com os alunos participantes: em suas ações, eles refletiram e avaliaram todo o processo de transformação da situação. Como fonte de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o diário de campo e o diálogo coletivo, que foi caracterizado por momentos de discussão e de intervenção com os alunos participantes. Dentre os resultados, a falta de tempo e as dificuldades de compreensão do texto literário aparecem como os principais motivos para que os alunos se distanciassem da leitura literária. O diálogo se apresentou como um caminho para a reflexão e para a transformação das práticas pedagógicas. O principal produto da intervenção foram as sequências didáticas, elaboradas juntamente com os alunos participantes com base na problemática levantada nas discussões do grupo Diálogo Coletivo. Conclui-se que a referida pesquisa possibilitou uma abordagem dialógica, na qual as relações entre pesquisadora e alunos participantes se entrecruzaram e se fortaleceram, e, ao mesmo tempo, que o diálogo é uma ponte para a resolução dos problemas e para o crescimento humano.
Palavras-chave: Leitura Literária. Práticas Pedagógicas no Ensino Médio. Ensino de Literatura. Pesquisa-Ação.