O protagonismo do coordenador pedagógico na formação docente: experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-RO

Autores

  • Helen Maciel da Silva
  • Ednéia Maria Azevedo Machado
  • Juracy Machado Pacífico

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID531

Resumo

O estudo é resultado de observações feitas ao longo da execução do projeto de extensão da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o município de Ji-Paraná/RO, no período de 2015 a 2017. Apresenta uma reflexão sobre o processo e o impacto dos resultados da formação continuada realizada com coordenadores pedagógicos e professores que atuam na Educação Infantil no Município de Ji-Paraná-RO. A metodologia utilizada foi análise dos registros dos encontros de formação, a avaliação final, bem como a observação da participação e dos relatos feitos pelas coordenadoras no espaço de formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012), entre outros. Destaca a importância da implementação de um projeto de formação específico para os profissionais da Educação Infantil, bem como discute os caminhos percorridos neste processo no município de Ji-Paraná/RO. Os resultados apontam que a formação continuada para o coordenador pedagógico é de extrema importância, pois ele é o profissional responsável pela formação continuada dos professores no espaço escolar, bem como aquele que possibilita a qualidade das atividades pedagógicas.

 

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação. Educação Infantil.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

DA SILVA, H. M.; MACHADO, E. M. A.; PACÍFICO, J. M. O protagonismo do coordenador pedagógico na formação docente: experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-RO. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 111–136, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID531. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/531. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos