CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil.Resumo
O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido.
Downloads
Referências
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil: em defesa do ato de ensinar. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
COLARES, A. A. História da Educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 187-202, out. 2011.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
DUARTE, N. Vigotski e o Aprender a Aprender: críticas às apropriações neoliberais da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000a.
DUARTE, N. (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000b.
DUARTE, N. Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Campinas: Autores Associados, 2003.
DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Trad. Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LOMBARDI, J. C. Educação e ensino em Marx e Engels. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 2, n. 2, p. 20-42; ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9581/7005. Acesso em: 17 jun. 2021.
MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições para a sistematização da prática Pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, p. 15-26, mar. 2015. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/2079/1035. Acesso em: 16 ago. 2021.
MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Formação de Professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702/7090. Acesso em: 07 jun. 2021.
MARSIGLIA, A. C. G. Um quarto de século de construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede estadual de ensino paulista: Análise de programas e documentos da Secretaria de Estado da Educação no período de 1983 a 2008. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101577/marsiglia_acg_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 jun. 2021.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Educação contemporânea).
MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. In: FERNANDES, F. (Org.) Marx e Engels: história. 2.ed. São Paulo: Ática, 1984.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).
MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.
MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a Educação Infantil. Pro-Posições, v. 10, n. 1, mar.1999.
PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção memória da educação).
SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas-SP: Autores Associados, edição comemorativa, 2008.
SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal/article/view/2649/2303. Acesso em: 13 jun. 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ZUQUIERI, R. de C. B. Ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. Dissertação de Mestrado. Bauru: Faculdade de Ciências – UNESP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Madma Laine Colares Gualberto, Juracy Machado Pacífico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).