CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil.

Resumo

O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madma Laine Colares Gualberto, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutoranda em Educação na Amazônia, Polo Santarém-Pará-Brasil, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), turma 2021.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Brasil, Departamento de Ciências da Educação – DACED e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf e Doutorado em Educação na Amazônia, Polo Santarém. Líder do Grupo EDUCA - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância e Grupo GEPEIN – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva. É Editora da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação.

Referências

ARCE, A.; MARTINS, L. M. (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil: em defesa do ato de ensinar. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2013.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009.

COLARES, A. A. História da Educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 187-202, out. 2011.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

DUARTE, N. Vigotski e o Aprender a Aprender: críticas às apropriações neoliberais da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000a.

DUARTE, N. (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2000b.

DUARTE, N. Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Campinas: Autores Associados, 2003.

DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Trad. Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LOMBARDI, J. C. Educação e ensino em Marx e Engels. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 2, n. 2, p. 20-42; ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9581/7005. Acesso em: 17 jun. 2021.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições para a sistematização da prática Pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, p. 15-26, mar. 2015. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/2079/1035. Acesso em: 16 ago. 2021.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Formação de Professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702/7090. Acesso em: 07 jun. 2021.

MARSIGLIA, A. C. G. Um quarto de século de construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede estadual de ensino paulista: Análise de programas e documentos da Secretaria de Estado da Educação no período de 1983 a 2008. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101577/marsiglia_acg_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 jun. 2021.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Educação contemporânea).

MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. In: FERNANDES, F. (Org.) Marx e Engels: história. 2.ed. São Paulo: Ática, 1984.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.

MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a Educação Infantil. Pro-Posições, v. 10, n. 1, mar.1999.

PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção memória da educação).

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas-SP: Autores Associados, edição comemorativa, 2008.

SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal/article/view/2649/2303. Acesso em: 13 jun. 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZUQUIERI, R. de C. B. Ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. Dissertação de Mestrado. Bauru: Faculdade de Ciências – UNESP, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

GUALBERTO, M. L. C.; PACÍFICO, J. M. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020203, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos