CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil.

Resumo

O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido.

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Biografia do Autor

Madma Laine Colares Gualberto, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutoranda em Educação na Amazônia, Polo Santarém-Pará-Brasil, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), turma 2021.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Brasil, Departamento de Ciências da Educação – DACED e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf e Doutorado em Educação na Amazônia, Polo Santarém. Líder do Grupo EDUCA - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância e Grupo GEPEIN – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva. É Editora da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

GUALBERTO, M. L. C.; PACÍFICO, J. M. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020203, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos