Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil

Autores

  • Andreia dos Santos Oliveira
  • Carmen Tereza Velanga
  • Juracy Machado Pacífico

Resumo

O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil.

 

Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. dos S.; VELANGA, C. T.; PACÍFICO, J. M. Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 160–174, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos