IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1539Palavras-chave:
Ensino Superior, Imagem fotográfica, Prática PedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições e as experiências obtidas por professores e acadêmicos da educação superior dos cursos da Universidade Federal de Rondônia – UNIR com o uso de imagens fotográficas como instrumento didático-pedagógico na sua formação, além de suas contribuições como ferramenta metodológica na aula universitária. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, cujos instrumentos foram: a observação da prática docente e a entrevista com professores e acadêmicos, pertencentes aos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Letras, Medicina, Enfermagem, Biologia, Matemática e Geografia da UNIR, durante um estudo ao longo de quatro semestres letivos, concluída no segundo semestre de 2018. Os resultados mostram que os docentes, em sua maioria, utilizam as imagens fotográficas como recurso didático, sendo que estas possibilitam aos professores reflexão das atividades em sala de aula, contribuindo na formação dos seus alunos. A utilização da imagem fotográfica contribui para o processo de ensino e aprendizagem na formação superior, auxílio para a prática pedagógica reflexiva.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. de. Fotografia e Antropologia: olhares fora - dentro. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BARROS, A. M. de. et al. Quando a cegueira guia o olhar: notas sobre as práticas educativas inclusivas. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, v. 27, Artigo 1, p. 1-11, abril 2004. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2004/edicao-27-abril/Nossos_Meios_RBC_RevAbr2004_Artigo_1.pdf. Acesso em 13/10/2020.
CAMPANHOLI, J. A. M. O uso da fotografia na prática docente. Revista Pandora Brasil. n. 49, dezembro de 2012, p. 40-49. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/docencia/julie.pdf. Acesso em 10/01/2021.
CARLOS, E. J. O texto em questão: re-significação conceitual e implicações pedagógicas. Revista Conceitos. João Pessoa, n. 8, p. 61-73, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316705314_Possibilidades_Pedagogicas_do_Uso_da_Imagem_Fotografica_no_Livro_Didatico_de_Matematica. Acesso em 07/01/2021.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de J. L. Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a).
MACIEL, A. de M. M.; REGO, R. G. do, CARLOS, E. J. Possibilidades Pedagógicas do Uso da Imagem Fotográfica no Livro Didático de Matemática. Revista Bolema. Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 344 - 364, abr. 2017.
MANSUR, D. A. O futuro da documentação fotográfica na era digital. Revista Pj:Br. n. 5, 1o sem. 2005. Disponível em: https://www.eca.usp.br/pjbr. Acesso em 10/01/2020.
SILVA, I. F. de F.; SANTOS, F. K. S. dos; SILVA, L. L. da; CANEJO, V. P. A fotografia como recurso mediático no ensino de Geografia: a paisagem urbana em múltiplos olhares e convergências. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
OLIVEIRA, M. F. S. de; OLIVEIRA, O. J. R. de; OLIVEIRA, C. F. S. de; OLIVEIRA, J. F. S. de. Fotografia e Educação Ambiental: o uso de imagens em práticas pedagógicas multidisciplinares. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista - Bahia, v. 6, n. 6, p 2770-2782, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).