IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1539

Palavras-chave:

Ensino Superior, Imagem fotográfica, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo averiguar as contribuições e as experiências obtidas por professores e acadêmicos da educação superior dos cursos da Universidade Federal de Rondônia – UNIR com o uso de imagens fotográficas como instrumento didático-pedagógico na sua formação, além de suas contribuições como ferramenta metodológica na aula universitária. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, cujos instrumentos foram: a observação da prática docente e a entrevista com professores e acadêmicos, pertencentes aos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Letras, Medicina, Enfermagem, Biologia, Matemática e Geografia da UNIR, durante um estudo ao longo de quatro semestres letivos, concluída no segundo semestre de 2018. Os resultados mostram que os docentes, em sua maioria, utilizam as imagens fotográficas como recurso didático, sendo que estas possibilitam aos professores reflexão das atividades em sala de aula, contribuindo na formação dos seus alunos. A utilização da imagem fotográfica contribui para o processo de ensino e aprendizagem na formação superior, auxílio para a prática pedagógica reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Roberto Venere, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Escolar (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/FCLAR/UNESP/Brasil). Professor na Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Núcleo de Saúde-NUSAU, Campus de Porto Velho-RO, Brasil. Membro do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura Corporal, e do Grupo de Estudos e Pesquisas Práxis/UNIR. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9691-9497. E-mail: mrvenere@hotmail.com

Melissa Velanga Moreira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Letras (Universidade Federal de Rondônia). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus de Colorado do Oeste/RO, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade/ IFRO/RO. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6269-363X. E-mail: melissavelangamoreira@gmail.com

Carmen Tereza Velanga, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutorado em Educação (FEI/Universidade de São Paulo/USP, Brasil). Professora Titular aposentada do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas EDUCA/UNIR; Práxis/UNIR e do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas/GEIFA. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1324-4704. E-mail: carmenvelanga@gmail.com

Referências

ANDRADE, R. de. Fotografia e Antropologia: olhares fora - dentro. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

BARROS, A. M. de. et al. Quando a cegueira guia o olhar: notas sobre as práticas educativas inclusivas. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, v. 27, Artigo 1, p. 1-11, abril 2004. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2004/edicao-27-abril/Nossos_Meios_RBC_RevAbr2004_Artigo_1.pdf. Acesso em 13/10/2020.

CAMPANHOLI, J. A. M. O uso da fotografia na prática docente. Revista Pandora Brasil. n. 49, dezembro de 2012, p. 40-49. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/docencia/julie.pdf. Acesso em 10/01/2021.

CARLOS, E. J. O texto em questão: re-significação conceitual e implicações pedagógicas. Revista Conceitos. João Pessoa, n. 8, p. 61-73, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316705314_Possibilidades_Pedagogicas_do_Uso_da_Imagem_Fotografica_no_Livro_Didatico_de_Matematica. Acesso em 07/01/2021.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de J. L. Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a).

MACIEL, A. de M. M.; REGO, R. G. do, CARLOS, E. J. Possibilidades Pedagógicas do Uso da Imagem Fotográfica no Livro Didático de Matemática. Revista Bolema. Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 344 - 364, abr. 2017.

MANSUR, D. A. O futuro da documentação fotográfica na era digital. Revista Pj:Br. n. 5, 1o sem. 2005. Disponível em: https://www.eca.usp.br/pjbr. Acesso em 10/01/2020.

SILVA, I. F. de F.; SANTOS, F. K. S. dos; SILVA, L. L. da; CANEJO, V. P. A fotografia como recurso mediático no ensino de Geografia: a paisagem urbana em múltiplos olhares e convergências. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

OLIVEIRA, M. F. S. de; OLIVEIRA, O. J. R. de; OLIVEIRA, C. F. S. de; OLIVEIRA, J. F. S. de. Fotografia e Educação Ambiental: o uso de imagens em práticas pedagógicas multidisciplinares. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista - Bahia, v. 6, n. 6, p 2770-2782, 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

VENERE, M. R. .; VELANGA MOREIRA, M. .; VELANGA, C. T. . IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020135, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1539. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1539. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)