Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0217-3805
  • Jamile de Souza Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edmacy Quirina de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1459

Palavras-chave:

Educação do Campo, educação rural, Movimentos sociais

Resumo

Este texto traz o estado da arte sobre a temática Educação do Campo em quatro revistas nacionais: Revista Educação & Formação, Revista Exitus, Revista Práxis Educacional e Revista Tempos e Espaços em Educação, de acordo o recorte temporal 2015-2020. Nas quatro revistas foi encontrado um total de 41 publicações, sendo que as publicações aconteceram em maior número em 2017, com 19 artigos que tratam da temática Educação do Campo. A partir do estudo, possibilitou-se analisar que a revista que possui mais publicações sobre a temática pesquisada é a Práxis Educacional com 24 artigos, seguida pela Revista Exitus com dez, Revista Educação & Formação com quatro, e por fim, a Revista Tempos e Espaços em Educação com três. Assim, diversas contribuições foram encontradas nas produções, que abarcam questões relacionadas às políticas públicas, práticas pedagógicas, movimentos sociais, Escolas Família Agrícola, formação em assentamentos e trajetórias de vida. Desse modo, as produções encontradas, são muito relevantes visto que, contribuem para nos ajudar a pensar as políticas públicas e a prática pedagógica de uma educação para o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Educação e MOvimentos sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titulas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb).

Jamile de Souza Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga pela UNEB; Mestranda do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Edmacy Quirina de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

Doutorado em Educação pela UFSCar; Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Colegiado de Pedagogia do DCHEL/UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Referências

ALVES, A. I. O jeito CPT de fazer formação: a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p.181-195, set./dez. 2017. Disponvel em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826/3813>. Acesso em: 20 maio 2020.

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999. Coleção por uma Educação Básica do Campo nº 2.

BARBOSA, L. P.; ROSSET, P. M. Movimentos Sociais e Educação do Campo na América Latina: aprendizagens de um percurso histórico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p. 22-48, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2819/3820 >. Acesso em: 20 maio 2020.

BORGES, H. da S.; OLIVEIRA, B. da S. Os pontos convergentes entre os/as teóricos/as da educação do campo. Práxis Educacional, v. 16, n. 39, p. 238-258, abr. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Lei nº 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Brasília, 2014. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-12960-27-marco-2014-778312-publicacaooriginal-143651-pl.html>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Resolução CEE nº 103, de 28 de setembro de 2015. Dispõe sobre a oferta da Educação do Campo, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Disponível em: <https://forumdeeducacaodocamporj.blogspot.com/2016/03/resolucao-cee-n-103-de-28-de-setembro.html>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 03 abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. A política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 20 maio 2020.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde, Rio de Janeiro, v.7 nº1, p 35-64, mar/jun. 2009.

CARVALHO, R. A. de. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Piracicaba, São Paulo, 2011.

CORRÊA, S. R. M.; NASCIMENTO, M. D. F. DO. MST, agroecologia e educação do campo na Amazônia: um estudo sob o enfoque das epistemologias do sul. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, p. 299-324, 13 jun. 2019. Disponível: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9346 >. Acesso em: 20 maio 2020.

COSTA, H. G. P. da; LOMBA, R. M. Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, p. 224-249, Set/Dez 2017. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/355>. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

CUNHA, A. M.; MAYNARD, D. C. S. “Educando com o livro e a enxada”: Robert King Hall e o Programa de Educação Rural do INEP (1949-1951). Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v. 15, n. 33, p. 338-353, jul./set. 2019. Disponível em: < http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5307/3991>. Acesso em: 30 maio 2020.

FERREIRA, L. G.; ANUNCIATO, R. M. M. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v.14, n. 30, p. 229-246, out./dez. 2018. Disponível em: < http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496 >. Acesso em: 30 maio 2020.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. No. 09, jul./dez. 2011.

FERNANDES, B. M. F. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). 25ª edição.

FONSECA, E. M. de; BIERHALZ, C. D. K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 66-84, jan./abr. 2018.

FRAGA, R. C. Q.; SOUSA, J. R. F. de. Pedagogia da Alternância e prática educativa na educação do campo: experiência da escola família agrícola Dom Fragoso no Ceará. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p.196-216, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814>. Acesso em: 30 maio 2020.

FREITAS, G. R.; SOUZA, R. R. de. Estado, Política e Educação do Campo: uma revisão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica. Revista Exitus Santarém, PA, Vol. 5, N° 2, p. 101-113, Jul./Dez.2015. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/63 >. Acesso em: 30 de abril de 2020.

GOHN, M. da G. Teoria dos movimentos sociais paradigmas clássicos e contemporâneos. Edições Loyola. São Paulo: 1997.

JUNQUEIRA, V. H.; BEZERRA. M. C. dos S. A quem interessa a educação dos trabalhadores do campo? uma análise do Pronacampo. Revista Exitus, Santarém, PA, Vol. 5, N° 2, p. 83 -100, Jul./Dez.2015. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/61>. Acesso em: 30 de abril de 2020.

MORETTI, C. Z.; VERGUTZ, C. L. B.; COSTA, J. P. R. “Chama a Roda” na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o círculo de cultura reinventado na pedagogia da alternância. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p. 217-235, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2828/3815>. Acesso em: 30 maio 2020.

NUNES, K. de C. S.; NETO, L. B. Urbano e rural: contradições e influências no (re) pensar da ruralidade no Brasil. Revista Exitus, Santarém, PA, Vol. 6, N° 1, p. 62 - 76, Jan./Jun.2016. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/39>. Acesso em: 30 de abril de 2020.

PEREIRA, C. C.; SOUZA, M. A. de. A Política de Fechamento de Escolas no Campo na Região Metropolitana de Curitiba/PR. Práxis Educacional, [S.l.], v. 13, n. 26, mar. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2825>. Acesso em: 30 maio 2020. Doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2825.

RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1. jan./abr, 2008.

RODRIGUES, M. E. Audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 1, p. 340 - 366, JAN/MAR 2019. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/726>. Acesso em: 15 de abril de 2020.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo

“Estado da arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SAMBORSKI, T. Ruralidade e sociedade em rede. Revista Exitus, Santarém, PA Vol. 6, N° 1, p. 199 - 210, Jan./Jun.2016. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/49>. Acesso em: 10 de maio de 2020.

SANTOS, A. R. dos. Educação do Campo e Agronegócio: Território de Disputas. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 71-90, Jul.-Dez., 2017.

SANTOS, A. R. dos; CARVALHO, M. dos S. O Pronera como política pública educacional do campo: contextos e contradições. Rev. Tempos Espaços Educ. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 12, n. 31, p. 275-296, out./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/11466/pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

SANTOS, M.; FETZNER, A. R. PROCAMPO: field education policy. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 30, p. 189-206, 8 ago. 2019.

SILVA, E. M. da; ARAÚJO, G. C. de. Compreensão de textos verbais e visuais a partir da produção de histórias em quadrinhos com jovens e adultos camponeses. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 3, p. 578 - 605, JUL/SET 2019. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/928>. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.

SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, v. 5, n. 14mai/ago, 20 jan. 2020.

VASCONCELOS, M. O.; XIMENES MIRANDA NUNES, M. C.; XIMENES-ROCHA, S. H. Educação integral de tempo integral: diagnóstico da implantação em escola do campo. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 337-357, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5058>. Acesso em: 20 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; SOARES, J. de S. .; SOUZA, E. Q. de . Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020). Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020062, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1459. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1459. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos