Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1459Palavras-chave:
Educação do Campo, educação rural, Movimentos sociaisResumo
Este texto traz o estado da arte sobre a temática Educação do Campo em quatro revistas nacionais: Revista Educação & Formação, Revista Exitus, Revista Práxis Educacional e Revista Tempos e Espaços em Educação, de acordo o recorte temporal 2015-2020. Nas quatro revistas foi encontrado um total de 41 publicações, sendo que as publicações aconteceram em maior número em 2017, com 19 artigos que tratam da temática Educação do Campo. A partir do estudo, possibilitou-se analisar que a revista que possui mais publicações sobre a temática pesquisada é a Práxis Educacional com 24 artigos, seguida pela Revista Exitus com dez, Revista Educação & Formação com quatro, e por fim, a Revista Tempos e Espaços em Educação com três. Assim, diversas contribuições foram encontradas nas produções, que abarcam questões relacionadas às políticas públicas, práticas pedagógicas, movimentos sociais, Escolas Família Agrícola, formação em assentamentos e trajetórias de vida. Desse modo, as produções encontradas, são muito relevantes visto que, contribuem para nos ajudar a pensar as políticas públicas e a prática pedagógica de uma educação para o campo.
Downloads
Referências
ALVES, A. I. O jeito CPT de fazer formação: a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p.181-195, set./dez. 2017. Disponvel em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826/3813>. Acesso em: 20 maio 2020.
ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999. Coleção por uma Educação Básica do Campo nº 2.
BARBOSA, L. P.; ROSSET, P. M. Movimentos Sociais e Educação do Campo na América Latina: aprendizagens de um percurso histórico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p. 22-48, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2819/3820 >. Acesso em: 20 maio 2020.
BORGES, H. da S.; OLIVEIRA, B. da S. Os pontos convergentes entre os/as teóricos/as da educação do campo. Práxis Educacional, v. 16, n. 39, p. 238-258, abr. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376>. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Brasília, 2014. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-12960-27-marco-2014-778312-publicacaooriginal-143651-pl.html>. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Resolução CEE nº 103, de 28 de setembro de 2015. Dispõe sobre a oferta da Educação do Campo, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Disponível em: <https://forumdeeducacaodocamporj.blogspot.com/2016/03/resolucao-cee-n-103-de-28-de-setembro.html>. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 03 abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002>. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002>. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. A política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 20 maio 2020.
CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde, Rio de Janeiro, v.7 nº1, p 35-64, mar/jun. 2009.
CARVALHO, R. A. de. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Piracicaba, São Paulo, 2011.
CORRÊA, S. R. M.; NASCIMENTO, M. D. F. DO. MST, agroecologia e educação do campo na Amazônia: um estudo sob o enfoque das epistemologias do sul. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, p. 299-324, 13 jun. 2019. Disponível: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9346 >. Acesso em: 20 maio 2020.
COSTA, H. G. P. da; LOMBA, R. M. Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, p. 224-249, Set/Dez 2017. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/355>. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.
CUNHA, A. M.; MAYNARD, D. C. S. “Educando com o livro e a enxada”: Robert King Hall e o Programa de Educação Rural do INEP (1949-1951). Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v. 15, n. 33, p. 338-353, jul./set. 2019. Disponível em: < http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5307/3991>. Acesso em: 30 maio 2020.
FERREIRA, L. G.; ANUNCIATO, R. M. M. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v.14, n. 30, p. 229-246, out./dez. 2018. Disponível em: < http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496 >. Acesso em: 30 maio 2020.
FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. No. 09, jul./dez. 2011.
FERNANDES, B. M. F. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). 25ª edição.
FONSECA, E. M. de; BIERHALZ, C. D. K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.7, p. 66-84, jan./abr. 2018.
FRAGA, R. C. Q.; SOUSA, J. R. F. de. Pedagogia da Alternância e prática educativa na educação do campo: experiência da escola família agrícola Dom Fragoso no Ceará. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p.196-216, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814>. Acesso em: 30 maio 2020.
FREITAS, G. R.; SOUZA, R. R. de. Estado, Política e Educação do Campo: uma revisão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica. Revista Exitus Santarém, PA, Vol. 5, N° 2, p. 101-113, Jul./Dez.2015. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/63 >. Acesso em: 30 de abril de 2020.
GOHN, M. da G. Teoria dos movimentos sociais paradigmas clássicos e contemporâneos. Edições Loyola. São Paulo: 1997.
JUNQUEIRA, V. H.; BEZERRA. M. C. dos S. A quem interessa a educação dos trabalhadores do campo? uma análise do Pronacampo. Revista Exitus, Santarém, PA, Vol. 5, N° 2, p. 83 -100, Jul./Dez.2015. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/61>. Acesso em: 30 de abril de 2020.
MORETTI, C. Z.; VERGUTZ, C. L. B.; COSTA, J. P. R. “Chama a Roda” na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o círculo de cultura reinventado na pedagogia da alternância. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p. 217-235, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2828/3815>. Acesso em: 30 maio 2020.
NUNES, K. de C. S.; NETO, L. B. Urbano e rural: contradições e influências no (re) pensar da ruralidade no Brasil. Revista Exitus, Santarém, PA, Vol. 6, N° 1, p. 62 - 76, Jan./Jun.2016. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/39>. Acesso em: 30 de abril de 2020.
PEREIRA, C. C.; SOUZA, M. A. de. A Política de Fechamento de Escolas no Campo na Região Metropolitana de Curitiba/PR. Práxis Educacional, [S.l.], v. 13, n. 26, mar. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2825>. Acesso em: 30 maio 2020. Doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2825.
RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1. jan./abr, 2008.
RODRIGUES, M. E. Audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 1, p. 340 - 366, JAN/MAR 2019. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/726>. Acesso em: 15 de abril de 2020.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo
“Estado da arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SAMBORSKI, T. Ruralidade e sociedade em rede. Revista Exitus, Santarém, PA Vol. 6, N° 1, p. 199 - 210, Jan./Jun.2016. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/49>. Acesso em: 10 de maio de 2020.
SANTOS, A. R. dos. Educação do Campo e Agronegócio: Território de Disputas. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 71-90, Jul.-Dez., 2017.
SANTOS, A. R. dos; CARVALHO, M. dos S. O Pronera como política pública educacional do campo: contextos e contradições. Rev. Tempos Espaços Educ. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 12, n. 31, p. 275-296, out./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/11466/pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
SANTOS, M.; FETZNER, A. R. PROCAMPO: field education policy. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 30, p. 189-206, 8 ago. 2019.
SILVA, E. M. da; ARAÚJO, G. C. de. Compreensão de textos verbais e visuais a partir da produção de histórias em quadrinhos com jovens e adultos camponeses. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 3, p. 578 - 605, JUL/SET 2019. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/928>. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.
SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, v. 5, n. 14mai/ago, 20 jan. 2020.
VASCONCELOS, M. O.; XIMENES MIRANDA NUNES, M. C.; XIMENES-ROCHA, S. H. Educação integral de tempo integral: diagnóstico da implantação em escola do campo. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 337-357, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5058>. Acesso em: 20 maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).