Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI

Autores

  • Katia Ethiénne Esteves dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Pierre Narcisse Chery Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203

Resumo

As transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018)  entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.

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Biografia do Autor

Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Pierre Narcisse Chery, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação, Doutorando Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

SANTOS, K. E. E. dos .; TORRES, P. L. .; CHERY, P. N. . Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020059, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê