Os ideais pedagógicos presentes na formação do prouca: uma reflexão crítica
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1262Palavras-chave:
Tecnologias na Educação, PROUCA, Psicologia Sócio-HistóricaResumo
O presente texto trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado acerca do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) caracterizando como pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico e documental. A análise dos documentos foi inspirada na Psicologia Sócio-Histórica, a partir de onde compreendemos as políticas educacionais enquanto fluxos de discursos e embates que se dão na sociedade, sempre em referência a um contexto social construído histórico e culturalmente. A análise aqui empreendida foi focada na formação de professores desenvolvida no âmbito do programa. Permitiu evidenciar as apropriações neoliberais que se dão no campo educacional relacionadas ao uso do computador, bem como a filiação ideológica dos pressupostos pedagógicos que sustentam e advogam o uso cada vez maior de computadores na educação e a consequente formação docente desenvolvida no âmbito deste programa.
Palavras chave: Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. de; MACHADO, V. C. Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 33, n. 2, p. 261-270, Junho, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200008. Acesso em: 02.12.2019.
ALMEIDA, M. E.; PRADO, M. E. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In: ALMEIDA, M. E.; PRADO, M. E. (Orgs+.). O computador portátil na escola: Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011, p. 34-47.
ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf. Acesso em: 01.12.19.
BARRETO, R. G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, v. 29 n. 2, p. 271-186 jul/dez, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf. Acesso em: 02.12.2019.
BARRETO, R. G. Discursos, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.
BARROCO, S. M. S. A Educação Especial do Novo Homem Soviético e a Psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para a Psicologia e a Educação atuais. 2007. 414 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Univers. Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
BONILLA, M. H. S. Inclusão digital nas escolas. Faculdade de Educação, Universidade Feral da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/GEAC_ID/artigo_bonilla_mesa_inclusao_digital.pdf. Acesso em: 23.01.2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 02.11.2019.
BRASIL. Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar. MEC/SEED Um computador por aluno, 2007a. Disponível em: http://pt.slideshare.net/pedroandrade/principios-24690330. Acesso em: 03.09.2019.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Um computador por aluno: a experiência brasileira. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/a-camara/altosestudos/pdf/pdf-uca.pdf. Acesso em: 04.10.2019.
BRASIL. Projeto UCA. Formação Brasil. Planejamento das Ações/Cursos. SEED/MEC 2009. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_apresentacao/topico_03/processo_formativo/formacao_brasil.pdf. Acesso em: 14.08.2019.
CHAUÍ. M. Ideologia neoliberal e universidade. In: OLIVEIRA, F. de; PAOLI, M. C. (Orgs.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes; Brasília: Nedic, 1999. p. 30-51.
CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a05.pdf Acesso em: 05.10.2019.
CYSNEIROS, P. G. Professores e Máquinas: uma concepção de informática na educação. Disponível em: http://underpop.free.fr/p/pedagogia/pmaqui.rtf. Acesso em: 01.11.2019.
DALE, R. Globalização e Educação: Demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21464.pdf. Acesso em: 10.12.2019.
DUARTE, N. A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan/jun. 2006. Disponível em: http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em: 03.10.2019.
FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia Vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
KUENZER, A. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, HISTEDBR, 2002.
MARTINES, E. A. L. Projeto de Pesquisa Integrado com Extensão: Estudo de Caso da Implantação do PROUCA em Rondônia. UNIR: Porto Velho, 2011. (Aprovado pelo CNPq em setembro 2011).
MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: um pouco de história. Em Aberto. Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar. 1993. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br. Acesso em: 02.02.2020.
MORAES, M. C. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 1 – 1997. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2320/0. Acesso em: 01.01.2020.
MORAES, R. de A. A Informática na Educação Brasileira na década de 1990. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, p. 251-263, jun., 2012. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/histedbr/article/viewFile/3778/3194. Acesso em: 05/01/2020.
MARTINES E. A. L. et al. Estudo de caso da implantação do projeto “Um Computador por Aluno” em Rondônia. IN: SAMPAIO, F. F.; ELIA, M. F. (orgs). O Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. Rio de Janeiro: NCR/UFRJ, 2012.
MARSIGLIA, A. C. G. O construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede de ensino paulista a partir da década de 1980. Revista HISTDEBR. Versão on line. 2012. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/45/art16_45.pdf. Acesso em: 16. 01. 2020.
MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Out. 2007, p. 1037-1057. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 05. 02. 2020.
MIRANDA, L. C. de et al. Laptops educacionais de baixo custo: prospectos e desafios. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 18, 2007. Workshop em Informática na Educação. Disponível em: http://www.ic.unicamp.br/~reltech/2007/07-19.pdf. Acesso em: 10.01.2020.
OLIVEIRA, A. M. G.; LIMA, G. S. N. A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educação. Revista Exitus, v. 5, n. 2, p. 125-137, 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/ Acesso em 15.06.2020.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
SARIAN, M. C. A injunção ao novo e a repetição do velho: um olhar discursivo ao programa um computador por aluno (PROUCA). 2011. 274 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNICAMP.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VALENTE, J. A.; MARTINS, M. C. O Programa Um Computador por Aluno e a formação de professores das escolas vinculadas à Unicamp. Geminis, ano 2, n.1, p.116-136, 2011. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/43/40. Acesso em: 01. 01. 2020.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Trad. Lolio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, L. S. O método instrumental em psicologia. In: VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ZUIN, A. A. S. O Plano Nacional de Educação e as tecnologias da informação e educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 961-980, jul.-set. 2010, 961. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15. 02. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).