Os ideais pedagógicos presentes na formação do prouca: uma reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1262

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, PROUCA, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

O presente texto trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado acerca do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) caracterizando como pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico e documental. A análise dos documentos foi inspirada na Psicologia Sócio-Histórica, a partir de onde compreendemos as políticas educacionais enquanto fluxos de discursos e embates que se dão na sociedade, sempre em referência a um contexto social construído histórico e culturalmente. A análise aqui empreendida foi focada na formação de professores desenvolvida no âmbito do programa. Permitiu evidenciar as apropriações neoliberais que se dão no campo educacional relacionadas ao uso do computador, bem como a filiação ideológica dos pressupostos pedagógicos que sustentam e advogam o uso cada vez maior de computadores na educação e a consequente formação docente desenvolvida no âmbito deste programa.

Palavras chave: Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo.

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Biografia do Autor

Josemar Farias da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutorando em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Manaus, Amazonas, Brasil

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta mestrado e doutorado. Foi diretora da FACED/UFAM. É Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPQ.

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

SILVA, J. F. da; OLIVEIRA, S. S. B. de. Os ideais pedagógicos presentes na formação do prouca: uma reflexão crítica . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020069, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1262. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1262. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos