O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID976

Palavras-chave:

Currículo, Inclusão, Produção Científica

Resumo

O texto objetiva explorar as discussões sobre currículo e inclusão em parte da produção científica nacional, inferindo abordagens e indicadores.  Para consecução de tal objetivo, foi realizada uma pesquisa analítico-reconstrutiva, pautada pelo procedimento da análise de conteúdo e referenciada na constituição de um corpus empírico formado por trinta e sete (37) artigos de divulgação científica publicados no Portal de Periódicos da CAPES. Tais artigos foram examinados em seus aspectos de forma e conteúdo.  No que diz respeito aos aspectos de forma, foram destacados e problematizados dois atributos: a natureza e o foco das pesquisas. Já, nos aspectos de conteúdo, os artigos foram examinados a partir de três atributos, identificados como: tema, condução narrativa e abrangência. Como conclusão, o texto apresenta os indicadores e as pautas emergentes referidas nos artigos, divididas em três grandes temas: a) a ênfase no necessário planejamento individualizado; b) o enfoque às flexibilizações e adaptações curriculares quando do desenvolvimento das rotinas escolares para alunos PAEE e, c) a uníssoma defesa dos artigos em torno da construção de um currículo suficientemente flexível para atender os alunos PAEE, na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.  Bolsista Produtividade CNPq.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2007.

BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. de C. De volta à teoria da curvatura da vara: a deficiência intelectual na escola inclusiva. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 277-302, ago. 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]).

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9. 394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.

DECHICHI, C. Educação especial e inclusão educacional: formação profissional e experiências em diferentes contextos. Uberlândia: EDUFU, 2011.

HAAS, C.; SILVA, M. C. da; FERRARO, A. R. Escolarização das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul ante o direito à educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 245-262, mar. 2017.

JESUS, D. M. de et al. As políticas públicas em ação no Estado do Espírito Santo: o que dizem as superintendências e as secretarias municipais de educação. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (Org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. p. 159-174.

JESUS, D. M. de; VIEIRA, A. B.; EFFGEN, A. P. S. Pesquisa-ação colaborativo-crítica: em busca de uma epistemologia. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 771-788.

LEITE, L. P.; SILVA, A. M. Práticas educativas: adaptações curriculares. In: LEITE, L. P. (Org.). Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental. Bauru: MEC/FC/SEE, v. 12, 2008.

LEITE, L. P.; BORELLI, L. M.; MARTINS, S. E. S. de O. Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 63-92, mar. 2013.

MATURANA, A. P. P.; MENDES, E.; CAPELLINI, V. L. M. F. Schooling of Students with Intellectual Disabilities: Family and School Perspectives. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 29, p. 1-11, 2019.

MENDES, G. M. L.; SILVA, F. de C. de T. Currículo e conhecimento escolar na contemporaneidade: desafios para a escolarização de sujeitos com deficiência. Arquivos analíticos de políticas educativas. vol. 22. N. 80. 2014. p. 01-18.

MENDES, E. G. Sobre alunos “incluídos”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, S. L.; VIEIRA, A. B.; OLIVEIRA, I. M. de (Org.). Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. p. 58- 81.

PRAIS, J.; ROSA, H.; JESUS, A. Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica. Roteiro, v. 43, n. 1, p. 317-344, 11 abr. 2018.

SILVA, N. C.; CARVALHO, B. G. E. Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 2, p. 293-308, jun. 2017.

THESING, M. L. C.; COSTAS, F. A. T. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasília, v. 99, n. 252, p. 277-293, ago. 2018.

TORRES, J. P.; MENDES, E. G. Atitudes Sociais e Formação Inicial de Professores para a Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 765-780, 2019.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394>

VIEIRA, A. B.; RAMOS, I. de O. Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo. Educação e Realidade, Mar. 2018a, vol.43, no.1, p.131-151.

VIEIRA, A. B.; RAMOS, I. de O.; SIMOES, R. D. Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento: atravessamentos nos currículos escolares. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e180213, 2018b.

VIEIRA, A. B.; RAMOS, I. de O.; SIMOES, R. D. Narrativas de professores e pedagogos sobre a deficiência: implicações no acesso ao currículo escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019.

VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.

VOLTOLINI, R. Interpelações Éticas à Educação Inclusiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e84847, 2019.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S. . O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020084, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID976. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/976. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos