A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo
  • Ana Paula Viana Caetano

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1252

Resumo

O artigo é parte do resultado da tese doutoral intitulada A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso, apresentada na Universidade de Lisboa (UL), no Instituto de Educação (IEL), no ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender a ética como dimensão estrutural da formação profissional na esfera da docência. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico. A temática é inovadora, tendo sido a tese, inclusive premiada por aquela Universidade. A pesquisa foi organizada em dois subtítulos, em que no primeiro é revelada a rota que denota a interface entre a ética, a ética profissional e a formação, em que é a ética declarada enquanto competência macro e transversal. No segundo momento, são apresentados modelos formativos no terreno da ética profissional, em que ensaios e experiências na esfera da docência se destacam, evidenciando-se as pesquisas realizadas em Portugal. O resultado proeminente deste trabalho se consolida com base na originalidade da temática no terreno da formação inicial de professores, e por mostrar a necessidade de que as formações integrem a ética profissional, de modo que as sociedades herdem profissionais que tenham um efetivo compromisso com a educação.

 

Palavras-chave: Formação. Ética profissional. Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

MACEDO, S. M. F.; CAETANO, A. P. V. A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020028, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1252. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1252. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos