Educação rural: ações pedagógicas e infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1265

Resumo

A pesquisa versou sobre a educação rural, ações pedagógicas e infâncias, temática pertinente e pouco problematizada ao tratarmos da região Norte do país, especificamente, de Porto Velho-RO, local em que as redes de ensino de educação básica representadas por escolas estaduais e municipais possuem significativo número de estudantes pequeninos e jovens. Nesse sentido, falar de ações pedagógicas também significa melhor entender os processos pelos quais as redes de ensino responsáveis pelas escolas rurais se organizam: seja em termos de estrutura física, seja em concepções de ensino para exercer as atividades no interior das escolas rurais. A pesquisa trouxe como objetivos analisar as propostas de educação para crianças no meio rural destinadas à população carente e seus vínculos com processo de produção capitalista e pesquisar as normas que estabeleceram os modelos de escola para o meio rural. Para tanto, algumas indagações foram expostas: qual foi o lugar ocupado pela educação pública destinada às crianças moradoras do meio rural no município de Porto Velho? As políticas de organização das escolas de Porto Velho levaram em consideração os processos formativos e os contextos vivenciados por alunos e professores das escolas rurais? Quais as concepções de infâncias que circulam nas escolas rurais? Em termos metodológicos, acessamos documentos diversos no Palácio Getúlio Vargas, no Conselho Estadual de Educação e no interior de algumas escolas situadas em áreas rurais em Porto Velho. Por fim, utilizamos o software Maxqda na etapa de categorização dos dados.

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Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEE e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - PPGE, ambos da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2687-6575

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-Doutora, Doutora e Mestra em Educação. Professora da Universidade Federal de Mato
Grosso – UFMT, Mato Grosso, Brasil. 

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Colaboradora 1. Porto Velho, 20 de setembro 2018. Entrevista concedida aos autores.

Colaboradora 2. Porto Velho, 20 de setembro 2018. Entrevista concedida aos autores.

Colaborador 3. Porto Velho, 11 de março 2019. Entrevista concedida aos autores.

Colaborador 4. Porto Velho, 11 de março 2019. Entrevista concedida aos autores.

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-27

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Como Citar

BARROS, J. A. .; VIEIRA CAMPOS FERREIRA, N. . Educação rural: ações pedagógicas e infâncias. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020046, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1265. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1265. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos