Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Autores

  • Éverton da Paz Santos Escola Senai "Luiz Pagliato" - SENAI - Sorocaba-SP
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar as manifestações interpretativas, de um grupo de licenciandos em Química, de uma universidade pública do Nordeste, sobre contextualização crítica na perspectiva educacional CTS, a partir de uma leitura de referenciais teóricos que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o entendimento dos licenciandos a partir de uma produção textual diante das concepções manifestadas e dos discursos escritos, apoiados na Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram selecionados dois artigos que se complementavam, tendo o mesmo autor principal. Após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto sobre a contextualização diante das compreensões deles sobre a perspectiva de ensino CTS. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de categorias, por meio das manifestações discursivas dos licenciandos, sendo possível enquadrar e categorizar estes discursos. É importante destacar que as interpretações apontadas e levantadas estão diretamente relacionadas à formação profissional e familiar destes futuros professores, independente se a prática da leitura e escrita é valorizada ou não na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éverton da Paz Santos, Escola Senai "Luiz Pagliato" - SENAI - Sorocaba-SP

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFS). Licenciado em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Professor de Educação Profissional na Escola Senai “Luiz Pagliato”. Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação (USP). Mestre em Química Inorgânica (Unicamp). Bacharel em Química Tecnológica (USP). Licenciada em Química (Faculdade Oswaldo Cruz-SP). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química para a Vida e Saúde. São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secre¬taria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Secre¬taria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

COSTA-BEBER, Laís Basso; Maldaner, Otávio Aloísio. Cotidiano e Contextualização na Educação Química: discursos diferentes, significados próximos. In: Atas ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; Campinas-SP; 2011.

FERREIRA, M. C. S.; JÚNIOR, M. B. A importância do projeto político pedagógico na construção do processo de ensino-aprendizagem contextualizado: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro. Revista Exitus, v. 10, p.020011, 2020.

FERNANDES, C. S.; MARQUES, C. A.; DELIZOICOV, D. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, n. 2, p. 9-28, 2016.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Estratégias de leitura e educação química: que relações. Química Nova na Escola, v.32, n.4, p.220-226, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1992.

GONZÁLEZ, C. V. Reflexiones y Ejemplos de Situaciones Didácticas para una Adecuada Contextualización de los Contenidos Científicos en el Proceso de Enseñanza. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias.v.1, n. 3, 2004.

LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade, v23, n.80, p.386-400, 2002.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n2, p.191-221, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2ª edição revisada, Unijuí (Coleção Educação em Ciências), Unijuí, 2011.

PAZINATO, Viviane Lopes; SOUZA, Franciele Drews; REGIANI, Anelise Maria. A contextualização do ensino de química em artigos da revista Químicac Nova na Escola. Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, 2019.

RICARDO, Elio Carlos; ZYLBERSZTAJN, Arden. Os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos professores das Ciências da Natureza e Matemática do ensino médio. Investigações em ensino de ciências, v. 12, n. 3, p.339-355, 2007.

RICARDO, Elio Carlos. Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2005.

SANTOS, Wildson Luis Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 474-492, 2007.

SANTOS, Wildson Luis Pereira.; MORTIMER, Eduardo Fleury. Concepções de Professores sobre Contextualização Social do Ensino de Química e ciências. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 22, 1999, Poços de Caldas, MG. Livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1999.

SANTOS, Wildson Luis Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. A dimensão social do ensino de química – um estudo exploratório da visão de professores. In: Atas II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Valinhos- São Paulo, 1999.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, INSS 1980-8631, v. 1, 2008.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva Freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n. 1, p. 109-131, 2008.

SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, 2010.

SILVA, J. R. da.; MELO, M. R.; MACEDO ARGUELHO, M. L. P. Apresentando o artenasato como tema social para ensinar ciências/química por uma perspectiviva freireana. Revista Exitus, v. 10, p.020019, 2020.

WARTHA, Edson José; ALÁRIO, Adelaide F. A contextualização no ensino de Química através do livro didático. Química Nova na Escola, n° 22, p. 42-47, Nov., 2005.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes; BERJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n.1, p.84-91, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

SANTOS, Éverton da P.; MELO, M. R. Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020103, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1277. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)