Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Autores

  • Éverton da Paz Santos Escola Senai "Luiz Pagliato" - SENAI - Sorocaba-SP
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar as manifestações interpretativas, de um grupo de licenciandos em Química, de uma universidade pública do Nordeste, sobre contextualização crítica na perspectiva educacional CTS, a partir de uma leitura de referenciais teóricos que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o entendimento dos licenciandos a partir de uma produção textual diante das concepções manifestadas e dos discursos escritos, apoiados na Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram selecionados dois artigos que se complementavam, tendo o mesmo autor principal. Após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto sobre a contextualização diante das compreensões deles sobre a perspectiva de ensino CTS. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de categorias, por meio das manifestações discursivas dos licenciandos, sendo possível enquadrar e categorizar estes discursos. É importante destacar que as interpretações apontadas e levantadas estão diretamente relacionadas à formação profissional e familiar destes futuros professores, independente se a prática da leitura e escrita é valorizada ou não na universidade.

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Biografia do Autor

Éverton da Paz Santos, Escola Senai "Luiz Pagliato" - SENAI - Sorocaba-SP

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFS). Licenciado em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Professor de Educação Profissional na Escola Senai “Luiz Pagliato”. Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação (USP). Mestre em Química Inorgânica (Unicamp). Bacharel em Química Tecnológica (USP). Licenciada em Química (Faculdade Oswaldo Cruz-SP). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química para a Vida e Saúde. São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.  

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

SANTOS, Éverton da P.; MELO, M. R. Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020103, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1277. Acesso em: 28 set. 2024.

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