Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva

Autores

  • Sheila de Quadros Uzêda Universidade Federal da Bahia
  • Regiane da Silva Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada por meio de estudo descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo discutir a formação de professores no curso de pedagogia da UFBA para atuar com estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). A pesquisa foi realizada considerando a grade curricular do curso e a opinião de estudantes sobre o tema, obtida a partir da aplicação de questionário. As respostas foram organizadas em categorias e demonstram que os estudantes em formação consideram que a inclusão escolar é relevante, mas para efetivá-la é necessário investir em formação de qualidade e a concentração do tema em poucos componentes curriculares não contribui com o preparo desses profissionais. Diante disso, os estudantes pontuaram a necessidade de oferta de mais componentes e/ou a transversalização do tema na grade curricular, além de oportunidades de relacionar teoria e prática por meio de estágios na área, o que diminuiria a sensação de despreparo e medo, apontadas pelos participantes da pesquisa e também por professores que atuam em escolas de educação básica, como demonstram outros estudos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de repensarmos a formação de professores pedagogos, preparando-os para atuar e consolidar a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Sheila de Quadros Uzêda, Universidade Federal da Bahia

Profa. Adjunta da área de Educação Especial na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Educação pela UFBA. Psicóloga com experiência nas áreas de Educação Especial/Inclusiva; Formação de Professores; Desenvolvimento e Aprendizagem; Deficiência; Estimulação Precoce.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Profa. Adjunta da FACED-UFBA. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFBA.

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Publicado

2020-09-17

Como Citar

UZÊDA, S. de Q.; BARBOSA, R. da S. Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020095, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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Artigos