A atuação dos conselheiros de educação para o fortalecimento da gestão democrática

Autores

  • Elioenai Santos de Santana Farias Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Emilia Peixoto Vieira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1503

Palavras-chave:

Conselhos de educação, Participação, Gestão democrática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a função e a atuação dos conselheiros de educação, visando o fortalecimento da gestão democrática da educação de um Sistema Municipal de Ensino (SME). Apresenta desde a institucionalização dos conselhos à atuação dos conselheiros, evidenciando os desafios para o acompanhamento da política educacional em um município na região sul da Bahia. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva histórica e dialética, considerando a compreensão do universal e do particular, em uma relação do todo com as partes. No percurso metodológico utilizou-se da Pesquisa-Ação defendida por Thiollent (2011). Os resultados da pesquisa assinalam que há desafios aos conselheiros de educação na condução de sua função no órgão, como a necessidade de conhecimento da lei e, portanto, de estudo da legislação educacional nacional e local. Ações conjuntas entre os conselhos de educação podem auxiliar a formação de conselheiros e a publicização das funções dos conselhos municipais de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elioenai Santos de Santana Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. 

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE - Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. 

Referências

BAHIA. Secretaria do Planejamento. Perfil dos Territórios de Identidade/: SEI, 2018.3 v. p.252 (Série territórios de identidade da Bahia, v. 3). Disponível em: <http://www.seplan.ba.gov.br> Acesso em: 12 dez 2018.

BORDENAVE, J. E. D. O que é Participação. São Paulo: Brasiliense, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Conselhos Escolares: Uma Estratégia de Gestão Democrática da Educação Pública/elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, 2004.

CURY, C. R. J.; HORTA, J. S. B.; BRITO, V. L. A. Medo à Liberdade e Compromisso Democrático: LDB e Plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.

CURY, C. R. J. Conselhos de educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPA. Brasília, v. 22, n. 1 p. 41-67. jan./jun. 2006.

CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração na Educação – RBPAE. Brasília, v. 23, n. 3 p. 483–495. set./dez. 2007.

DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.

LIMA, A. B. Conselho de Educação e Controle Social: a necessidade de movimentos sociais, 2009. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt03-5615-int.pdf>. Acesso em: 18 dez 2018.

SANTOS, P. E. Institucionalização dos conselhos municipais de educação nas capitais brasileiras: a luta por uma nova hegemonia política. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

SILVA, N. R. G. No interior de um Conselho Municipal de Educação: análise de um colegiado que se fez itinerante. Revista Exitus, 4(1), 203-225, 2016.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação.18 ed – São Paulo: Cortez, 2011.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

VIEIRA, E. P. A importância dos Conselhos Municipais na garantia dos direitos das crianças à Educação Infantil. In: VIEIRA, E. P.; ALVES, C. M. S. D.; SEDANO, L. Educação Infantil em debate. Curitiba: CRV, p.17-25, 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

FARIAS, E. S. de S. .; VIEIRA, E. P. . A atuação dos conselheiros de educação para o fortalecimento da gestão democrática. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020117, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1503. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1503. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos