Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial

Autores

  • Vanessa Goes Denardi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0003-3619-4444
  • Letícia Carneiro da Conceição Universidade Federal do Pará
  • Carolline Septimio Limeira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID971

Palavras-chave:

Multirreferencialidade, Habitus, Devir

Resumo

Este artigo consiste na investigação de um habitus pedagógico de atendimento educacional em contexto de privação de liberdade, buscando desvendar as relações entre escolhas curriculares e o imperativo da inclusão escolar e social. O ponto de reflexão situa-se na análise de saberes e sujeitos envolvidos nesta práxis, centralizando os olhares para o devir docente. As análises partiram do enfoque da multirreferencialidade, utilizando metodologia qualitativa para elaboração de entrevista semiestruturada respondida por cinco professores que atuam no Complexo Penitenciário de Florianópolis, bem como uma bricolagem com documentos e fontes levantadas. Esse estudo permitiu compreender a centralidade de uma concepção emancipatória de educação para que se atinjam os objetivos da inclusão e ressocialização.

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Biografia do Autor

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Licenciada em Letras pela Faculdade Campo Real.

Letícia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. 

Carolline Septimio Limeira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Estacio de Sá - Castanhal.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

DENARDI, V. G.; CONCEIÇÃO, L. C. da; LIMEIRA, C. S. . Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020085, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID971. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/971. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos