Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID971Palavras-chave:
Multirreferencialidade, Habitus, DevirResumo
Este artigo consiste na investigação de um habitus pedagógico de atendimento educacional em contexto de privação de liberdade, buscando desvendar as relações entre escolhas curriculares e o imperativo da inclusão escolar e social. O ponto de reflexão situa-se na análise de saberes e sujeitos envolvidos nesta práxis, centralizando os olhares para o devir docente. As análises partiram do enfoque da multirreferencialidade, utilizando metodologia qualitativa para elaboração de entrevista semiestruturada respondida por cinco professores que atuam no Complexo Penitenciário de Florianópolis, bem como uma bricolagem com documentos e fontes levantadas. Esse estudo permitiu compreender a centralidade de uma concepção emancipatória de educação para que se atinjam os objetivos da inclusão e ressocialização.
Downloads
Referências
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In. BARBOSA, J. G. (org). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.
BARBOSA, J. G.; RIBEIRO, M. R. F. Abordagem multirreferencial e formação autoral. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 38-73, 14 jan. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/download/6462/14690/. Acesso em: 29 jul. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade. Resolução CNE/CEB 2/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de maio de 2010.
BOURDIEU, P. Pierre Bourdieu avec Löic Wacquant; réponses. Paris: Seuil, 1992.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria prática. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
BOURDIEU, P. O Senso prático. Petrópolis: vozes, 2009.
BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. O sociólogo e o historiador. (Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira com a colaboração de Jaime A. Clasen). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
CANDAU, V. M. (1992). Universidade e formação de professores: que rumos tomar. In. CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana (p. 31-68). Petrópolis: Vozes.
CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do Labirinto III: o mundo fragmentado, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Qu’est-ce que la philosophie?. Les Éditions de Minuit, Paris, 1991.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 4, Editora 34. São Paulo, 1980.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G. En Medio de Spinoza. Buenos Aires: Cactus, 2008.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado, prefácio de José Gil. Relógio D’Água, 2000.
DELEUZE, G. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2001. (Coleção TRANS).
DELEUZE, G. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.
DELEUZE, G. Proust e os signos. 2.ed. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRÓES BURNHAM, T. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 58, p. 3-13, 1993. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1885/1856. Acesso em: 28 jul. 2019.
FRÓES BURNHAM, T.; FAGUNDES, N. C. Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo. Revista da FACED, Salvador, Bahia, v. 5, p. 39-55, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1386/1/2013.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
GARCIA, F. M.; SOUZA, G. M. Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito. Revista Exitus, Santarém, v. 9, p. 746-774, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/revistaexitus. Acesso em: 01 de jun. 2020.
GOES DENARDI, V.; ROHDEN, F. A.; LEAL, A. R.; AMBRÓZIO, N. D. Projeto Despertar pela Leitura no Complexo Penitenciário de Florianópolis-SC: Abordagens teóricas e metodológicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 5, N.1, 2019, pág. 87-102. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/39561/29620. Acesso em: 20 jul. 2019.
MARTINS, J. B. A noção de identidade e o olhar multirreferencial: colocando algumas questões para a educação!. PSI. Revista de Psicologia Social e Institucional, Londrina, v. 1, n.2, p. 169-188, 1999. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/jb.htm. Acesso em: 29 jul. 2019.
MARTINS, J. B. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 26, p. 85-94, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a06.pdf. Acesso em 30 jul. 2019.
NUNES, A. A. de S.; LEITE, S. F. A fala dos excluídos em tempos líquidos. Revista Exitus, Santarém, v. 9, p. 505-528. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/revistaexitus. Acesso em: 01 de jun. 2020.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad: Lílian do Valle. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SILVA, V. A.; CARDOZO, P. F. Os desafios das práticas curriculares em contextos diversificados: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-28, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/revistaexitus. Acesso em: 01 de jun. 2020.
TEIVE, G. M. G. Uma vez normalista, sempre normalista: Cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense: 1911 a 1935). Florianópolis: Editora Insular, 2008.
TOLEDO, E. J. D. L.; COUTINHO, H. D. N. Licenciatura: escolha ou falta de opção. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 20-29, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/revistaexitus. Acesso em: 01 de jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).