Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento

Autores

  • Adilbênia Freire Machado Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Haydée Petit Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID882

Palavras-chave:

Filosofia Africana, Currículo Afrorreferenciado e Pertencimento, Pretagogia

Resumo

Este artigo pretende trazer alguns pontos de partidas para um currículo afrorreferenciado e que possa potencializar o pertencimento de cada um, cada uma de nós. Para isso, trabalhamos com a filosofia africana e a filosofia do encantamento, apresentando experiências de práticas curriculares afrorreferenciadas, especialmente desde a pretagogia e os marcadores das africanidades. Concluímos que os conteúdos e a(s) forma(s) de transmissão precisam andar juntos, não mais de forma hierarquizada e bancária, mas preferencialmente iniciática, no seu sentido amplo.

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Biografia do Autor

Adilbênia Freire Machado, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação (UFC/Universidade Federal do Ceará). NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses/UFC); Rede Africanidades (UFBA); ABPN (Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s); AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras).

Sandra Haydée Petit, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Educação (Paris VIII). Faculdade de Educação /UFC; NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses /UFC) – Ceará

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

MACHADO, A. F.; PETIT, S. H. Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020079, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID882. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/882. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos