Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?

Autores

  • Camila Castro Diniz Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1194

Palavras-chave:

Coordenadores Pedagógicos, Perfil Profissional, Educação básica

Resumo

O presente artigo discute quem são os profissionais que atuam como coordenadores pedagógicos nas escolas da Rede Pública de Ensino do Maranhão focando o seu perfil profissional. Resulta de uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico, realizado em 2018. Participaram do estudo seis coordenadores pedagógicos dos municípios de São Luís, Rosário e Santa Inês- MA que integraram o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e destinado a profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica nas escolas públicas de educação básica no estado. O aporte teórico teve a contribuição de autores como: Libâneo (2002, 2004), Placco, Almeida e Souza (2012), Paro (2010), Domingues (2009, 2014), entre outros. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e análises da ficha de inscrição dos coordenadores pesquisados, bem como o Relatório Final do Curso no Maranhão. Constatou-se, mediante os resultados, que nas diferentes redes escolares ainda é um desafio a construção de um perfil profissional que dê mais identidade a este profissional e que também garanta certa unidade a função do coordenador pedagógico. Neste ponto, devem-se criar condições concretas para a melhor qualificação destes profissionais e assegurar que nas escolas a especificidade desta função possa ser de fato, exercida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Rosário-MA

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão

Referências

ALVES, N. N. L. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007. 286f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

ALVES, N. N. L.; BARBOSA, I. G. Identidade profissional da coordenação pedagógica na educação infantil, 2011. Disponível em: www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0415.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S010015742006000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 abr. 2019.

.

BRASIL. Ministério da Educação. Curso para diretores aprimora a prática da gestão escolar. [201-]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33600. Acesso em: 24 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica. Brasília / DF, abril de 2009.

CHRISTOV, L. H. S. Educação Continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

CHÚ, E. N. C. Perfil do coordenador pedagógico, 2012. Disponível em: coordenadoraerika. blogspot.com/2012/08/perfil-do-coordenador-pedagogico_28.html. Acesso em: 27 abr. 2019.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DOMINGUES, I. O coordenador Pedagógico: e a formação contínua do docente na escola. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014

DINIZ, C. C. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o programa nacional escola de gestores. 2018, 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2018.

DOTTA, L. T.; LOPES, A.; GIOVANNI, L. M. Educação Superior e formação de professores: o papel da investigação na constituição identitária profissional docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 561-594, jul./dez. 2011.

DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (porque Donald Shön não entendeu Luria). Educ. Soc., Campinas, vl. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.

FONSECA, E. O. Os percursos formativos dos docentes que atuam na gestão escolar. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade. Campinas/ SP: Cedes, v. 35, n. 129, p. 1085-1113, out/dez. 2014.

FERRI, T. H. J. B. O trabalho e os desafios do professor coordenador na rede municipal de Rio Claro. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2013.

FORTUNA, M. L. A. Do Professor a Gestor: as múltiplas funções do coordenador pedagógico, 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0377.pdf. Acesso em: 24/04/2019.

GHEDIN, E. Professor Reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gestão e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

O QUE é coaching executivo? Instituto Brasileiro de Coaching, 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-executivo/. Acesso em 13 jun. 2019.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educare et Educare, v. 2, n.4, p.77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656/1343 Acesso em 29 out. 2018.

LIMA, S. M. G. Coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2016.

MALDONADO, L. Gestão escolar: para uma práxis transformadora: uma escola pública inovadora EMEF Desembargador Amorim Lima, 2015. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação (PUCRS). Porto Alegre, 2015.

MINAYO, M. C. S.(org). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 61-77.

OLIVEIRA, J. C. A identidade do coordenador pedagógico: um estudo nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de janeiro. 2011. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/download/67/66. Acesso em 24 abr. 2019.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010 [1986].

PLACCO, V. M.N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, dez. 2012a.

PLACCO, V. M.N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. Coordenador pedagógico (CP) e o cotidiano das escolas: práticas educativas e formação de professores. In: ENDIPE - Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 16., Campinas: Junqueira e Marin Editores, v. 2, 2012b, p. 3092-3104.

POUPART, J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 215- 253.

RABELO, C.D. Coordenador Pedagógico Escolar Municipal: identidade, trabalho e atitudes de um profissional em ressignificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 25.,; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2., 2011. São Paulo. Anais [...] São Paulo: ANPAE, 2001. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0111.pdf. Acesso em 20 set. 2018.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RIBEIRO, R.N.C. O coordenador pedagógico na escola pública: Dilemas, contradições e desafios de um profissional inicial. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n.2, p. 59-78, maio/ago, 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index, Acesso em: 24 abr. 2019.

RIVAS, S.C. A mediação na prática cotidiana da coordenação pedagógica. Revista FACED, Salvador, n.15, jan./jul. 2009.

ROCHA, C.C. Perfil do coordenador pedagógico: obstáculos e pistas de ação, 2015. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2015/03/perfil-do-coordenador-pedagu00d3gico-e-pistas-de-au00c7u00c3o-para-organizau00c7u00c3o-e-planejamento.pdf. Acesso em 24 abr. 2019.

SALGUEIRO, S.I.D. Perfil do Supervisor pedagógico do 1° CEB: um estudo de caso. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola Superior de Educação de Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/1124/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20S%C3%ADlvia%20Isabel%20Delgado%20Salgueiro.pdf. Acesso em: 17 maio 2019.

SANTOS, T.S. O perfil do pedagogo como coordenador pedagógico: uma realidade vivenciada no município de Valença-BA, 2014. Disponível em: editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_16_06_2014_08_37_18_idinscrito_884_7e9770b996d14cd483540d676c6b0304.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2019.

SILVA, D. M. O coordenador pedagógico e os ambientes virtuais de aprendizagem - um espaço para a formação de professores. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOUZA, R. A. Formação de professores/ coordenadores pedagógicos a partir do programa Nacional escola de Gestores: a experiência no Tocantins. 2016. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

TEIXEIRA, C. S. M. De supervisor escolar à coordenador pedagógico: o movimento de constituição da identidade profissional. 2009. 148 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Relatório Final do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2017. Disponível em: <http://simec.mec.gov.br>. Acesso em: 12 mar. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Resolução Nº 1265 CONSEP, de 14 abril de 2015. Altera o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFMA. 2015. Disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/x7Y0chF0TktXtwk.pdf. Acesso em 28 fev. 2019.

VÁZQUEZ, A. D. Filosofia da práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, 454 p.

VIEIRA, H. P. O perfil profissional do pedagogo e práxis: relatos de experiências na educação básica. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, 22., 2015. Anais [...]. Universidade Estadual do Cearé, 2015. Disponivel em: http://www.uece.br/eventos/semanadeeducacaouece/anais/trabalhos_completos/210-12319-26092015-204548.pdf. Acesso em 26 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

DINIZ, C. C.; MORAES, L. C. S. de . Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais? . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020090, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1194. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1194. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)