O PROEJA e o processo de implantação pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Autores

  • Suzana Andréia Santos Coutinho UFMA
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes UFMA

DOI:

https://doi.org/10.24065/20177ID185

Resumo

Este artigo aborda a implantação do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na sua condição de política educacional no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Maracanã. Para a realização deste estudo, utilizamos o Documento Base Nacional do PROEJA, bem como autores que tratam da EJA e a proposta pedagógica do IFMA. A pesquisa em análise é de cunho qualitativo, abrangeu as coordenadoras pedagógicas, uma geral e outra do curso técnico em Agropecuária-PROEJA e professores, com o objetivo de compreendermos as percepções destes sujeitos em relação ao processo de implantação do programa, na sua dimensão pedagógica. O PROEJA é um programa educacional que se encontra fundamentado nos princípios educativos da Educação de Jovens e Adultos e apresenta em sua proposta curricular a integração entre trabalho, educação, ciência e tecnologia, com o objetivo de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional do aluno. Fundamentamo-nos em BRASIL (2005), BRASIL (2007), FREIRE (1996), IFMA (2010), PAIVA (1973), PAIVA (1987), dentre outros. O estudo nos revelou que a implantação do PROEJA no contexto do IFMA Campus Maracanã foi de extrema importância por possibilitar aos jovens e adultos uma formação geral aliada à formação profissional, além do compromisso e responsabilidade que a instituição tem com o programa e sua expansão, apesar da fragilidade demonstrada pela maioria dos sujeitos pesquisados em relação a essa compreensão.

 

Palavras-chave: PROEJA. Formação Profissional. Formação Geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

COUTINHO, S. A. S.; MORAES, L. C. S. de. O PROEJA e o processo de implantação pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 55–77, 2017. DOI: 10.24065/20177ID185. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/185. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)