Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID968Palavras-chave:
Currículo, Conteúdos de escolarização, Inclusão de alunos com deficiênciaResumo
Este artigo se propõe ao debate em torno da articulação entre o currículo e a educação especial, por meio da análise dos conteúdos de escolarização para alunos com deficiência intelectual (DI) matriculados no ciclo de alfabetização de uma escola pública da rede municipal de Belém/PA. Para tanto, baseado numa abordagem qualitativa, nos valemos da análise documental, tendo como fonte prioritária de dados os cadernos de alunos matriculados no ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Com base nos cadernos, identificamos que há distinção entre os conteúdos e/ou atividades para crianças com e sem deficiência. A partir desse dado identificamos convergências e divergências que constituem o processo de escolarização: sobre os aspectos convergentes foi perceptível o investimento das professoras em garantir o desenvolvimento da alfabetização linguística e matemática, componentes curriculares hegemônicos no currículo dessa etapa de ensino. A despeito disso, a forma como o conteúdo é apresentado e o nível de complexidade das atividades vinculadas aos conteúdos se diferencia para alunos com e sem deficiência intelectual. Conclui-se que o processo de escolarização pra alunos com deficiência intelectual é marcado por intencionalidade pedagógica, mas a própria intencionalidade pedagógica no processo de alfabetização ainda se gerencia por mecanismos pouco propositivos às possibilidades de aprendizagem desse público. As fragilidades encontradas no processo de seleção/flexibilização curricular apresentado aos alunos com DI, em forma de conteúdos de escolarização, evidencia que é necessário ainda avançar nas pesquisas que aproximem educação especial e os estudos curriculares.
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