O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973Palavras-chave:
Geometria Analítica, Materiais Manipulativos, Ensino e Aprendizagem de CegoResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente. Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.
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