O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira

Autores

  • Lucélia Valda de Matos Cardoso Universidade Federal do Pará
  • Elielson Ribeiro Sales Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Materiais Manipulativos, Ensino e Aprendizagem de Cego

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente.  Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.

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Biografia do Autor

Lucélia Valda de Matos Cardoso, Universidade Federal do Pará

Graduada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Educação Especial pela Faculdade Montenegro. Mestre em Educação Matemática (UFPA). 

Elielson Ribeiro Sales, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), vice-coordenador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), oferecido pela Rede Amazônia (REAMEC) polo UFPA, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro fundador do GT13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Consultor ad hoc da CAPES. 

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

CARDOSO, L. V. de M. .; SALES, E. R. . O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020083, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos