Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439Palavras-chave:
Escolarização aberta, Mapas de investigação, Pesquisa e inovação responsáveis, Educação em rede. Diversão e aprendizagemResumo
Este artigo discute a Escolarização Aberta que é uma abordagem promovida pela Comissão Europeia para preparar os estudantes em cooperação com parceiros para desenvolver projetos sobre questões do mundo real e construir juntos um futuro desejável. Essa abordagem foi projetada para envolver todos os participantes na RRI - Pesquisa e Inovação Responsáveis (EC, 2015). O objetivo da RRI é alinhar pesquisa e inovação com as necessidades da sociedade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (UNESCO, 2015) por meio da interação de pesquisadores com cidadãos. A Escolarização Aberta para a RRI é considerada uma abordagem interativa para ajudar os jovens a desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o século 21. Este estudo apresenta algumas contribuições quanto ao uso de mapas de investigação (OKADA, 2006) como método participativo de pesquisa-ação para envolver múltiplos parceiros em uma rede aberta. Este estudo exploratório, apoiado por um conjunto de exemplos da literatura, fornece recomendações para o desenvolvimento de mapas de investigação para projetos de Escolarização Aberta em rede e facilita a diversão na aprendizagem.
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