A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes

Autores

  • Willian Lima Santos
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete
  • Manoel Messias Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255

Resumo

Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados.

 

Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020031, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos