Políticas educacionais de formação continuada e valorização dos docentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos: análise das ações SME/GEJA-RJ, face ao PNE (2014-2018)

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DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID841

Resumo

O artigo pauta-se em tese realizada no município do RJ, entre 2014-2018. Objetivou-se analisar as políticas educacionais de formação continuada e valorização dos professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja), face as Metas 15, 16, 17 e 18, do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)), dirigidas pelos agentes da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja/SME-RJ). O Peja é um programa específico do município, que atende aos alunos jovens e adultos que não estudaram na idade regular. Constitui-se como: pesquisa qualitativa; método do Materialismo Histórico-Dialético; análise de conteúdo de Bardin e Bourdieu como referencial teórico, com os conceitos: agente, campo, habitus, capital cultural e violência simbólica. Conclui-se que, embora a Geja/SME/RJ fomente políticas voltadas à formação continuada e valorização dos professores do Peja, muito precisa fazer, pois dos 1.134 professores, 102 ou 9% deles não possuem o nível superior completo, exigido pela Meta 15. A Meta 16, que prevê formação de 50% dos professores, em nível de pós-graduação até o final da vigência do Plano, em 2024, é possível ser cumprida, embora difícil, pois 242 professores, correspondendo apenas a 21,35%, possuem formação desejada. A Meta 17 que prevê a equiparação do rendimento médio dos professores com os demais profissionais de escolaridade equivalente, mostra-se coerente com o que é estipulado pelo PNE. A Meta 18 que estabelece a criação e regulamentação do Plano de Cargos, Salário e Carreira do Magistério, vigora no município, porém este apresenta distorções gritantes que estão em processo de ajustes.

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Biografia do Autor

Carla da Mota Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educaçõ, com foco em políticas públicas educacionais- Univerdsidade Federal Fluminense - UFF.

Professora na Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Jésus de Alvarenga Bastos, UFF - Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências da Educação - Université de Paris V (René Descartes) (1978).

Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense,

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, UFSM e UNICAMP

Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, desde julho de 2015), da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP - RIESup

 

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-23

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Como Citar

SOUZA, C. da M.; BASTOS, J. de A.; ALMEIDA, M. de L. P. de. Políticas educacionais de formação continuada e valorização dos docentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos: análise das ações SME/GEJA-RJ, face ao PNE (2014-2018) . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020044, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID841. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/841. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

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Artigos