“Eu estudo porque é uma coisa que me dá prazer, satisfação, gosto”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1320

Palavras-chave:

História oral, Narrativas, Relação com o saber

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as histórias de vida de quatro professores/as para compreender as lógicas de relação com o saber e a escola, bem como seus desdobramentos na construção do ser professor/a. A História oral foi o caminho teórico-metodológico que fundamentou a investigação das narrativas de escolarização de professores da rede estadual de ensino da cidade de Araguaína-TO. Nesta pesquisa, evidenciou-se a importância da escola como espaço-lugar de formação na construção do ser professor/a e a relação com a família e com professores/as foram narradas, pelos/as entrevistados/as, como momentos formadores e marcantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Cardoso, Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Salles/SEDUC-TO

Graduada em História (Licenciatura) e Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, SEDUC-TO.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pedagoga. Mestra em Educação pela Unicamp. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: BINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 156-202.

BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012a.

BRAGANÇA, I. F. de S. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 93, n. 235, p. 579-593, set./dez. 2012b.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARLOT, B. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. Especial, p. 17-34, jul./dez. 2002.

CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cad. Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, maio 1996.

CHARLOT, B. A pedagogia ativa é uma conquista da professora com os alunos. In: AZEVEDO, J.; DIAS, R. (Orgs.). Educação e diálogo – Encontros com educadores em Várzea Paulista. Jaboticabal (SP), Funep, 2011. p. 1-6.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. Tradução José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: como fazer, como pensar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

THOMPSON, P. A voz do passado: História Oral. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira: Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.

THOMPSON, P. Histórias de vida como patrimônio da humanidade. In: História falada: memória, rede e mudança social. Coordenadores Karen Worcman e Jesus Vasquez Pereira. São Paulo: SESC SP: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. p. 17-43.

TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

Fontes primárias

ARAUJO, Edileuza Batista de. [37 anos]. [agosto, 2016]. Entrevistadora: Bruna da Silva Cardoso. Araguaína, agosto de 2016.

BARBOSA, José Humberto Gomes. [50 anos]. [setembro, 2016]. Entrevistadora: Bruna da Silva Cardoso. Araguaína, setembro, 2016.

OLIVEIRA, Izarete da S. [40 anos]. [julho, 2016]. Entrevistadora: Bruna da Silva Cardoso. Araguaína, julho, 2016.

SOUZA, Ronaldo da Silva. [35 anos]. [agosto, 2016]. Entrevistadora: Bruna da Silva Cardoso. Araguaína, agosto, 2016.

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

CARDOSO, B. da S.; NAKASHIMA, R. H. R. “Eu estudo porque é uma coisa que me dá prazer, satisfação, gosto”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020101, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1320. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1320. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos