A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio

Autores

  • Laêda Bezerra Machado
  • Mayara Corrêa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de ensino médio em início de carreira. Adotamos como referencial a abordagem societal das representações sociais. O texto resulta de uma pesquisa qualitativa, que envolveu 15 professores de instituições públicas de Recife-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O material recolhido foi analisado com o auxilio do software Alceste. As representações do ser professor dos docentes de ensino médio ressaltam a importância do serviço prestado por esse profissional à sociedade. Os depoimentos, organizados em classes, sugerem representações sociais centradas na capacidade de mediação do conhecimento e possibilidade de transformação social. Contudo, tais representações estão marcadas pelo sentimento de desvalorização. Os iniciantes na docência reiteram que diferentes elementos de precarização afetam o ser professor hoje, tais como baixo prestígio social da profissão, má remuneração, exigências constantes por parte dos sistemas, indisciplina e desinteresse dos alunos. Além de detectar o cenário de desvalorização do docente de ensino médio e suas influências para as práticas dos professores iniciantes, sugerimos a implementação de políticas públicas, que acolham e ofereçam maior suporte ao professor de ensino médio em início de carreira que atua na escola pública.

 

Palavras-chave:  Professor. Ensino médio. Representações sociais. Iniciante.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

MACHADO, L. B.; SILVA, M. C. da. A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020025, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos