A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249Resumo
Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de ensino médio em início de carreira. Adotamos como referencial a abordagem societal das representações sociais. O texto resulta de uma pesquisa qualitativa, que envolveu 15 professores de instituições públicas de Recife-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O material recolhido foi analisado com o auxilio do software Alceste. As representações do ser professor dos docentes de ensino médio ressaltam a importância do serviço prestado por esse profissional à sociedade. Os depoimentos, organizados em classes, sugerem representações sociais centradas na capacidade de mediação do conhecimento e possibilidade de transformação social. Contudo, tais representações estão marcadas pelo sentimento de desvalorização. Os iniciantes na docência reiteram que diferentes elementos de precarização afetam o ser professor hoje, tais como baixo prestígio social da profissão, má remuneração, exigências constantes por parte dos sistemas, indisciplina e desinteresse dos alunos. Além de detectar o cenário de desvalorização do docente de ensino médio e suas influências para as práticas dos professores iniciantes, sugerimos a implementação de políticas públicas, que acolham e ofereçam maior suporte ao professor de ensino médio em início de carreira que atua na escola pública.
Palavras-chave: Professor. Ensino médio. Representações sociais. Iniciante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).